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Case Owens Corning

26/04/2017

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Solução de automação da SIQ Systems aumenta em 25% a produtividade no processo de rastreabilidade de produto da Owens Corning

Empresa: Owens Corning

Sobre a Owens Corning: A Owens Corning é uma empresa global com fábricas espalhadas em cerca de 30 países. Possui um total de 18.000 colaboradores produzindo fibras de vidro para isolamento, telhas e asfalto, geradores de energia-eólica, dentre outros materiais para construção e serviços.

Planta: Rio Claro – SP, Brasil

Site: www.owenscorning.com.br

Cenário Antigo Owens Corning:
O processo de pesagem e checagem do material da fibra de vidro em produção era efetuado manualmente pelos operadores, o que ocasionava lentidão no manuseio do produto bem como nos registros das informações no sistema. Após uma análise detalhada do cenário, a equipe de Melhoria Contínua da Owens Corning notou a possibilidade de automatizar este processo.

Cenário Atual com a SIQ Systems:
Através da instalação de câmeras no local de percurso do material, agora é possível realizar a leitura automática das informações referentes ao código de barras do produto, alimentando automaticamente o sistema. Essa automatização permite que o operador visualize, em tempo real, dados referentes ao estoque e rastreabilidade do produto.

Ganhos:

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Depoimentos

“Estamos contentes com o valor que a SIQ tem agregado ao nosso processo Produtivo. A parceria feita através do projeto realizado entre nossas duas empresas abriu oportunidades para novas inovações e melhorias. ” – Jorge Goulart, Gerente de TPM, Melhoria Contínua e Qualidade da Owens Corning.

“Com o aumento da competitividade, as empresas em geral vêm buscando por constante redução de custos através da melhoria contínua de seus processos. Por meio de análises e mapeamentos, foi constatado pela nossa equipe de Melhoria Contínua a oportunidade de automatizar um processo onde nossos operadores inseriam no sistema, manualmente, informações para rastreabilidade de nossos produtos.
A SIQ Systems, em conjunto com a nossa equipe de Melhoria Contínua, desenvolveu um software de integração para leitura automatizada das informações de rastreabilidade de nossos produtos, e após a implementação da solução, a empresa obteve um aumento de 25% de sua produtividade nesse processo.
Nossa maior preocupação era se o software seria capaz de ler os códigos em movimento, e devido ao know-how que a SIQ possui com o equipamento que a nossa equipe estava estudando implementar, essa preocupação foi logo superada, através de um excelente trabalho realizado pela equipe que instalou a câmera.
Recomendamos a SIQ Systems pois, além de serem extremamente profissionais e engajados – desde a parte de atendimento ao cliente até ao suporte pós-implementação -, mostraram ter pleno conhecimento na área em que estão trabalhando”. – Lucas Cunha e Fábio Gonçalves, Analistas de Melhoria Contínua na empresa Owens Corning

Implicações da IATF 16949:2016 no PPAP de Clientes

20/04/2017

PPAP PARA CLIENTES

Devido ao acréscimo de fiscalização na segurança de peças e processos que a IATF 16949:2016 exige, os fornecedores de autopeças terão que seguir à risca as condições de qualidade estabelecidas pelos seus clientes durante o ciclo de fabricação do produto, uma vez que, caso os fornecedores não cumpram com as especificações presentes no manual mandatório de elaboração do produto (PPAP), os clientes poderão aplicar multas agressivas nos mesmos, responsabilizando-os por não terem seguido as etapas acordadas no PPAP.

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Em outubro de 2016, a IATF – International Automotive Task Force (Força Tarefa Internacional Automotiva) – publicou a revisão da norma de gestão da qualidade voltada ao setor automotivo, que de ISO/TS 16949:2009 passou a se chamar IATF 16949:2016. Dessa forma, empresas certificadas pela ISO/TS 16949:2009 necessitarão realizar a transição para a IATF 16949:2016 até a data de 14 de setembro de 2018.

Para atender com excelência os problemas recentes das indústrias automobilísticas e acompanhar os avanços tecnológicos, a IATF 16949:2016 tem como foco algumas mudanças, e dentre as mais significativas, destacam-se:

  • Aumento de requisitos relacionados à segurança de peças e processos;
  • Melhores requisitos para rastreabilidade de produtos com o objetivo de dar suporte as mudanças regulatórias mais recentes;
  • Inserção de requisitos para produtos com software integrado;
  • Exigência de um processo de gestão de garantia, incluindo atendimento NTF (“no trouble found”) e o uso das orientações/guias da indústria automotiva;
  • Clarificação dos requisitos para gestão e desenvolvimento de fornecedores;
  • Adição de requisitos de responsabilidade corporativa.

Como o módulo de PPAP de Clientes da SIQ Systems previne que o fornecedor seja multado pelo seu cliente?

O módulo de PPAP de Clientes impede que o produto saia da planta do fornecedor com destino ao cliente se alguma informação do PPAP estiver pendente ou equivocada, bloqueando o produto no faturamento antes de sua expedição. Evita-se assim que as mercadorias que não cumpram com o PPAP pré-estabelecido sejam transportadas até os clientes, reduzindo a probabilidade de problemas advindos de processos não conformes e aumentando a credibilidade do fornecedor perante seu cliente.

Essa inteligência do módulo de PPAP de Clientes tem como objetivo principal prevenir que os fornecedores sejam multados, pois como o sistema informa que há algo de errado, os fornecedores têm tempo para trabalhar no problema identificado, promovendo alterações em seus processos até que os mesmos estejam em conformidade com 100% dos requisitos designados pelo cliente no manual do PPAP.

Um outro ganho proporcionado pelo módulo de PPAP de Clientes é a possibilidade de informar as áreas das empresas sobre os prazos para cumprimento de cada etapa do PPAP. Quando um cliente exige que determinado produto seja entregue em um prazo de dois meses, por exemplo, essa informação é alimentada no sistema SIQ e este inicia a emissão de avisos aos responsáveis por cada atividade, servindo de alerta para que a realização dessas atividades do PPAP sejam concluídas no tempo certo para atender o prazo. O sistema também notifica quando alguma atividade estiver pendente, se tornando um grande apoiador para que as áreas assegurem que seus processos sejam sempre seguros e garantam a qualidade acordada.

Quer saber mais sobre o módulo de PPAP de Clientes? Entre em contato conosco e agende uma visita!

Tratamento de Não Conformidades para o setor Automotivo

05/04/2017

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Módulo: Não Conformidades

Para que as indústrias do setor automotivo possam entregar produtos com um alto nível de qualidade para seus clientes, elas necessitam monitorar rigorosamente seus processos, sempre identificando e corrigindo as Não Conformidades que forem surgindo.

É inevitável que uma Não Conformidade ocorra, mas sua reincidência só poderá ser eliminada através de um gerenciamento constante e eficaz, de forma a detectar pontos de melhoria e aperfeiçoar processos e métodos de trabalho com ações corretivas e preventivas.

Algumas desvantagens ao não gerenciar corretamente uma Não Conformidade:

 

ico1_nc DESPERDÍCIO DE TEMPO:

  • Atraso no tratamento de Não Conformidades críticas, uma vez que os gestores demoram para percebê-las;
  • Demora na identificação da causa raiz de uma não conformidade;
  • Parada de linha de produção e retrabalho.
ico4_nc COMUNICAÇÃO INEFICAZ:

  • Informações importantes não ficam disponíveis em tempo real;
  • Membros da equipe não são informados sobre as mudanças necessárias;
  • Gestores não possuem dados consistentes para tomada de ações.
ico2_nc AUMENTO DE RISCOS:

  • Riscos em potenciais não são analisados com profundidade e muitos não são nem documentados;
  • Situações de alto risco continuam ocorrendo;
  • A segurança – tanto do produto quanto do trabalhador – fica comprometida;
ico3_nc CLIENTES INSATISFEITOS:

  • Produtos com a qualidade comprometida chegam aos clientes;
  • Demora na resolução de problemas, uma vez que, devido a informações soltas, não se sabe o que o gerou;
  • Reputação da empresa torna-se questionável e clientes optam por comprar de concorrentes.
ico5_nc DOCUMENTAÇÃO IMPRECISA:

  • Dificuldade para realizar o controle de documentos de maneira ágil;
  • Erros decorrentes de documentos digitados manualmente;
  • O tratamento da não conformidade torna-se falho, uma vez que a coleta de dados é imprecisa.

Gerenciando corretamente as Não Conformidades, sua empresa impulsionará a qualidade de seus produtos e processos de maneira eficiente, reduzindo riscos, custos e desperdícios. Além disso, ela cumprirá com mais facilidade normas como ISO 9001, ISO/TS 16949, ISO 14001 e OHSAS 18001, alavancando a confiança de seus consumidores e passando com tranquilidade pelos Organismos de Certificação.


Como a SIQ Systems pode te ajudar

A solução SIQ Systems para o gerenciamento de Não Conformidades tem como principal objetivo identificar e eliminar, de maneira completa, todas as Não Conformidades existentes, minimizando situações indesejáveis com a aplicação de Ações Corretivas e Ações Preventivas, sempre focando a Melhoria Contínua das atividades.

Com o intuito de proporcionar melhores processos, o software direciona os usuários para uma metodologia de resolução das não conformidades, que vai de acordo com o método aplicado pela empresa, podendo ser: 8D, 5PB’s, Diagrama de Peixe de Ishikawa, dentre outros, sendo esses métodos estabelecidos conforme preferências do cliente.

O módulo de Não Conformidades pode ser aplicado em qualquer ponto de desenvolvimento do produto, até mesmo durante o processo de inspeção, e em todas essas fases as não conformidades têm o mesmo tipo de tratativa: identificação e documentação do erro/desvio encontrado, análise da sua origem, causa, responsável e mensuração dos prejuízos, para assim agir no plano de ação para resolução do problema. Outro diferencial significativo é a possibilidade de fazer o apontamento das Não Conformidades via APP para celulares ou tablets, conferindo agilidade e segurança nos dados de consulta.


Fornecedores também podem responder as não conformidades

Com a finalidade solucionar problemas decorrentes de fornecedores detectados durante a fase de inspeção, o sistema pode ser parametrizado para o próprio fornecedor responder às fases das Não Conformidades que forem abertas, de acordo com o método aplicado pela empresa. Essa ação permite explicitar os custos internos gerados por problemas de Má Qualidade advindos do fornecedor, podendo a empresa solicitar um envio de solicitação de ressarcimento para que o mesmo arque com as perdas.

Os benefícios são claros:

 

ico8_nc DISCIPLINA DO PROCESSO:

  • Define e implanta diversas metodologias para resolução do problema, proporcionando a melhoria contínua dos processos;
  • Permite que diferentes tipos de problemas, de áreas distintas, sejam gerenciados com um alto nível de confiabilidade e efetividade.
ico7_nc AUXÍLIO NA TOMADA DE DECISÃO:

  • Geração de diversos tipos de gráficos para facilitar a tomada de decisão (Pareto, Tendência, Pizza, dentre outros);
  • As informações que antes se perdiam, agora ficam disponíveis de maneira organizada, facilitando o processo de gerenciamento da RNC.
ico6_nc QUALIDADE DOS PROCESSOS:

  • Eliminação de problemas derivados de processos ineficientes, tais como recall, retrabalho, parada de produção, etc.
  • As não conformidades são identificadas e resolvidas de maneira rápida e efetiva.

 


SIQ Systems – 20 anos de experiência no mercado de Software voltado à Gestão da Qualidade para empresas de diferentes portes e segmentos.

Conheça nossa Visão Geral para a Indústria Automotiva.

Você sabe o que é Inspeção na Origem?

21/03/2017

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A qualidade de um produto acontece no momento em que ele é fabricado. Ponto final. Quaisquer outros procedimentos de controle, medição e verificação feitos posteriormente não agregarão atributos de qualidade ao produto, e, tão somente, irão alertar ao sistema de qualidade que há uma ação de contenção a ser tomada com urgência para que aquele desvio de qualidade detectado não chegue ao próximo nível da cadeia de valor.

Um caso verídico de um cliente SIQ Systems do setor automotivo: a inspeção na origem, monitorada pelo cliente, foi uma experiência que, no primeiro ano de sua execução, reduziu 40% do PPM detectado na planta. Um sistema web-based integrado com os sistemas de logística, que controlam emissão de Notas Fiscais e de recebimentos de materiais, o qual condiciona a aprovação do lote ao controle dimensional, material e funcional registrado, no processo de origem. Um sistema com escalabilidade para todos os demais níveis da cadeia de fornecimento e que ainda, baseado no histórico de resultados de cada característica controlada, é capaz de predizer tendências permitindo o ajuste prévio do processo, cumprindo seu papel proativo.

De qualquer forma, sabe-se que, mesmo em processos de fabricação muito bem desenvolvidos, há a possibilidade de atuação de causas especiais que possam produzir desvios de qualidade, muitas vezes não facilmente detectáveis pelos meios convencionais de controle. E também, não é raro que, diante de recursos escassos, as empresas pulem etapas de desenvolvimento, concebendo processos instáveis, cheios de causas especiais e comuns de falhas e, muitas vezes, não alocando os recursos necessários para executar os devidos controles, mesmo que a posteriori. O resultado disso é o acúmulo de desvios de qualidade que permeiam as etapas de processo e, por muitas vezes, avançam para o cliente dentro da cadeia de suprimentos. Quando isso acontece, os desdobramentos são mais severos e os custos crescem exponencialmente.

Por conta disso, muitas vezes uma montadora ou um sistemista, que administram uma grande e complexa cadeia de fornecedores, veem-se na obrigação de estender os controles das peças compradas para muito além de sua Inspeção de Recebimento. As Auditorias de Processo, as aprovações de produto em produção in loco nos fornecedores e as ações corretivas monitoradas por Engenheiros da Qualidade de Fornecedores, são esforços sistematizados que estas empresas têm feito para garantir a qualidade na origem. No entanto, nem sempre estas ações são suficientes para que, no dia-a-dia, as falhas não cheguem às suas plantas.

Para saber mais sobre Inspeção na Origem, baixe nosso material sobre Projetos Especiais. 

Texto escrito por Alexandre Tavares, Engenheiro Mecânico com mais de 15 anos de experiência atuando na área da Qualidade na Indústria Automotiva e certificado como Engenheiro da Qualidade pela American Society for Quality em 2007.

Área de Logística da empresa TsTech do Brasil Adquire Solução SIQ Systems para Gestão de Não Conformidade

06/12/2016

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A área de Logística da empresa TsTech do Brasil, produtora de peças e acessórios para veículos motorizados, implementou o módulo de Gestão de Não Conformidade da SIQ Systems, com o principal objetivo de obter um controle efetivo de todas as Não Conformidades e detectar se os problemas recorrentes são internos ou provenientes de fornecedores.

Através dessa solução, é possível criar um histórico das ocorrências e gerar dados estatísticos para visualizar quantos problemas foram internos, quantos foram de fornecedores e aplicar ações corretivas a fim de proporcionar a melhoria contínua do processo como um todo. Outra vantagem, é a possibilidade de ranquear os fornecedores com maior número de Não Conformidades graças ao data analysis, e utilizar essas informações para tomar decisões em níveis gerenciais.

A área de Qualidade da TsTech já utiliza o módulo de Gestão de Não Conformidade, e, futuramente, ambas as áreas – Logística e Qualidade – implementarão também o módulo de Nota de Débito, solução que explicita todos os custos internos de problemas de má qualidade gerados por fornecedores e direciona esses custos de forma padronizada através de workflows para todas as áreas envolvidas da TsTech, incluindo o fornecedor responsável, com o objetivo de ajudá-lo a entender o problema e encontrar sua causa-raiz.

Conheça nossas soluções para Gestão de Fornecedores.