Case Owens Corning – aumento de produtividade
case de sucesso owens corning

Solução de automação da SIQ Systems aumenta em 25% a produtividade no processo de rastreabilidade de produto da Owens Corning

Empresa: Owens Corning

Sobre a Owens Corning: A Owens Corning é uma empresa global com fábricas espalhadas em cerca de 30 países. Possui um total de 18.000 colaboradores produzindo fibras de vidro para isolamento, telhas e asfalto, geradores de energia-eólica, dentre outros materiais para construção e serviços.

Planta: Rio Claro – SP, Brasil

Site: www.owenscorning.com.br

Cenário Antigo Owens Corning:
O processo de pesagem e checagem do material da fibra de vidro em produção era efetuado manualmente pelos operadores, o que ocasionava lentidão no manuseio do produto bem como nos registros das informações no sistema. Após uma análise detalhada do cenário, a equipe de Melhoria Contínua da Owens Corning notou a possibilidade de automatizar este processo.

Cenário Atual com a SIQ Systems:
Através da instalação de câmeras no local de percurso do material, agora é possível realizar a leitura automática das informações referentes ao código de barras do produto, alimentando automaticamente o sistema. Essa automatização permite que o operador visualize, em tempo real, dados referentes ao estoque e rastreabilidade do produto.

Ganhos:

Aumento de 25% da produtividade;
Otimização e simplificação do processo – não há mais necessidade de paradas;
Redução de Mão-de-Obra – realocando-as para demandas mais exigentes e de maior valor;
Confiabilidade de leitura dos dados;
Avisos automáticos e periódicos sobre a necessidade de manutenção preventiva;
Redução de riscos na segurança do operador;
Agilidade de disposição nos dados para consulta.

Depoimentos:

“Estamos contentes com o valor que a SIQ tem agregado ao nosso processo Produtivo. A parceria feita através do projeto realizado entre nossas duas empresas abriu oportunidades para novas inovações e melhorias. ” – Jorge Goulart, Gerente de TPM, Melhoria Contínua e Qualidade da Owens Corning.

“Com o aumento da competitividade, as empresas em geral vêm buscando por constante redução de custos através da melhoria contínua de seus processos. Por meio de análises e mapeamentos, foi constatado pela nossa equipe de Melhoria Contínua a oportunidade de automatizar um processo onde nossos operadores inseriam no sistema, manualmente, informações para rastreabilidade de nossos produtos.
A SIQ Systems, em conjunto com a nossa equipe de Melhoria Contínua, desenvolveu um software de integração para leitura automatizada das informações de rastreabilidade de nossos produtos, e após a implementação da solução, a empresa obteve um aumento de 25% de sua produtividade nesse processo.
Nossa maior preocupação era se o software seria capaz de ler os códigos em movimento, e devido ao know-how que a SIQ possui com o equipamento que a nossa equipe estava estudando implementar, essa preocupação foi logo superada, através de um excelente trabalho realizado pela equipe que instalou a câmera.
Recomendamos a SIQ Systems pois, além de serem extremamente profissionais e engajados – desde a parte de atendimento ao cliente até ao suporte pós-implementação -, mostraram ter pleno conhecimento na área em que estão trabalhando”. – Lucas Cunha e Fábio Gonçalves, Analistas de Melhoria Contínua na empresa Owens Corning.

SIQ Systems – 20 anos de experiência no mercado de Software voltado à Gestão da Qualidade para empresas de diferentes portes e segmentos.