IATF 16949 - o que é e qual sua importância para as empresas do setor automobilístico?
IATF 16949 – O que é e qual sua importância para as empresas do setor automobilístico?
IATF 16949

A indústria automotiva, ao produzir e entregar serviços de alto risco e custo, deve ter seus requisitos estritamente controlados. Além disso, o setor automotivo está constantemente procurando melhorar seu desempenho quanto à qualidade e eficácia de seus produtos. Esses fatores, somados ao rápido crescimento deste mercado emergente, gera fabricantes extremamente exigentes na área de gestão de qualidade.

Para os fornecedores deste mercado, é essencial estar certificado e atualizado de acordo com as normas. Mais do que assegurar bons negócios, a certificação estimula a melhoria e crescimento da indústria como um todo. No setor automotivo, esta norma é a ISO/TS 16949, mas ela está passando por mudanças. Confira:

Sobre a IATF 16949:2016

Originalmente criada em 1999, a ISO/TS 16949 foi desenvolvida pela IATF (International Automotive Task Force) juntamente ao comitê técnico de gestão de qualidade da ISO, sendo integrada à ISO 9001 e rapidamente se tornando uma das normas mais usadas ao redor do mundo.

O objetivo desta norma é definir os requisitos para sistemas de certificação de qualidade, de modo que possam ser alinhados em um conjunto de técnicas e métodos para o desenvolvimento de produtos e processos na indústria de manufatura automotiva.

Após passar por algumas revisões e reunir um extensivo feedback da indústria, uma nova norma global foi criada. A IATF 16949:2016 cancela e substitui a ISO/TS 16949:2009, e será implementada em conjunto e como um suplemento para a ISO 9001:2015. Todas as organizações certificadas de acordo com a ISO/TS 16949:2009 tem até 14 de setembro de 2018 para se atualizar na nova versão.

Como e por que fazer a transição para a IATF 16949:2016

A IATF 16949:2016 foi elaborada para melhor alinhar as necessidades do público estratégico na indústria automotiva, e representa um diferencial para as empresas que a adotarem. Ao implementar esta norma e demonstrar conformidade com os requisitos do sistema de gestão da qualidade, a empresa possibilita novas perspectivas para negócios e investimentos futuros.

É importante lembrar que a IATF 16949 funciona em conjunto com a ISO 9001:2015. Para as empresas que buscam se certificar, é essencial cumprir os requisitos de ambas as normas. A atualização das normas deve ser feita através de uma auditoria de transição de forma segura e bem estruturada, de acordo com o ciclo de auditoria da ISO/TS 16949 da empresa e alinhada com a atual auditoria de supervisão e recertificação agendada da organização.

Em um mercado tão competitivo, investir na qualidade dos produtos fornecidos por meio da certificação apresenta uma boa estratégia que pode alavancar os negócios, além de trazer diversos benefícios para a indústria automotiva. Sejam fabricantes de pequeno porte ou grandes multinacionais, estar certificado com a IATF 16949:2016 representa  maior satisfação dos clientes e a valorização da empresa frente aos mesmos.

Qual a importância de estar certificado?

As empresas que fornecem produtos e serviços para o setor automobilístico estão frequentemente se relacionando com clientes exigentes, que fazem parte de um mercado extremamente competitivo. Para o cliente, a certificação muitas vezes é parte dos pré-requisitos para iniciar uma negociação, pois demonstra qualidade, confiabilidade e responsabilidade por parte da empresa.

Uma vez certificada de acordo com as normas atuais vigentes, a empresa está automaticamente dentro dos critérios e padrões estabelecidos, e garante a segurança de seus serviços e materiais utilizados em peças e produtos. Em um mercado emergente e em constante crescimento, são detalhes importantes que podem fazer uma grande diferença na hora de fechar uma parceria, além de alavancar a qualidade da empresa e da indústria como um todo.

Outros benefícios da certificação IATF 16949 incluem a possibilidade de receber reconhecimento internacional e negociar com clientes do mundo inteiro, expandindo seus negócios, uma vez que estará registrado e reconhecido pelas autoridades reguladoras. Desta forma, as empresas da indústria automotiva irão refletir o ambiente cada vez mais complexo do setor.

Esta atualização da norma traz algumas mudanças focadas na análise de riscos nos processos, com o objetivo de minimizar as falhas e maximizar a eficiência. As novas exigências irão garantir negócios mais estáveis e seguros para as empresas que fizerem a devida implantação e gestão da IATF 16949. Mas fique atento: o prazo para fazer a transição termina em 14 de setembro de 2018, quando os certificados ISO/TS 16949:2009 não serão mais válidos.

 

 siq-plataforma-ppap

SIQ lança Plataforma para o gerenciamento do Processo de Aprovação de Peças de Produção (PPAP)

 

Vale lembrar que com os novos requisitos da IATF 16949:2016 a não submissão do PPAP aprovado por parte dos fornecedores de peças irá gerar deméritos em suas avaliações e montadoras poderão aplicar multas quando não houver o envio correto deste importante documento.

O SIQ PPAP Clients é uma solução em nuvem e por assinatura que auxilia a identificar se alguma informação do PPAP está pendente ou incorreta antes que o produto saia da planta do fornecedor com destino ao cliente. Essa solução é simples de ser adquirida e possui inúmeras vantagens, sendo as principais:

  • Sem custos de implementação;
  • Solução em nuvem;
  • Treinamento remoto para auxilio no uso da ferramenta;
  • Rápida de ser implementada, fácil usabilidade e baixo custo de manutenção.

Agende agora um teste gratuito da plataforma em sua empresa!