A Importância da Embalagem na Qualidade Final de um Produto
A importância da embalagem na qualidade final de um produto
a importância da embalagem na qualidade final de um produto

A importância da embalagem na qualidade final de um produto

Tenho abordado vários aspectos que concernem diretamente ao processo produtivo de uma peça ou produto final, os cuidados que vão desde seu desenvolvimento, sua elaboração até o controle de sua produção. Porém, é importante lembrar que existem aspectos indiretamente ligados a estes processos que podem impactar negativamente na qualidade de um produto caso sejam negligenciados durante seu desenvolvimento.

Um destes aspectos são as embalagens. Imagine que seu processo produtivo ou os dos seus fornecedores foram bem planejados, são estáveis e capazes. No entanto, não houve a mesma preocupação com as embalagens onde serão acondicionadas as peças no transporte do fornecedor até sua planta, tampouco na embalagem que acondicionará seu produto final para o transporte até o cliente.

Uma embalagem inadequada pode gerar danos irreparáveis aos produtos, tais como: batidas, riscos, amassamentos, quebras, contaminação, oxidação e misturas.

Um exemplo real: certa vez, fui a um fornecedor de válvulas de motor para definir a causa raiz de uma trinca detectada em uma válvula de um lote de 10.000 peças, gerando uma enorme e custosa campanha. Após profunda investigação nas etapas do processo do fornecedor, a causa foi identificada e estava relacionada às embalagens usadas para movimentação interna da matéria prima. Ocorreu que, por haver diversas caçambas de tarugos cortados de diferentes tipos de aço que aguardavam o processo de conformação, um destes tarugos caiu acidentalmente na caçamba dos tarugos destinados às nossas peças. Esse tarugo, por ser de um aço de menor temperabilidade, quando submetido ao processo de têmpera por indução, sofreu uma tensão térmica que originou a trinca. Ou seja, uma simples tampa nas caçambas teria evitado essa traumática situação…

Definir SKU, empilhamento máximo, layout interno, vedação, proteções adicionais contra corrosão, identificação correta e, de preferência projetá-la para ser aberta apenas no ponto de uso a fim de evitar manuseios desnecessários nas peças, são aspectos de extrema importância que garantirão que a qualidade obtida no processo de origem seja integralmente preservada.

Incluir o projeto e a aprovação de embalagens no Planejamento Avançado da Qualidade é de fundamental importância para que os transtornos não sejam detectados quando a peça já estiver em produção. Inserir esta disciplina nos sistemas integrados de comunicação com a cadeia de fornecedores é altamente recomendável.

Texto escrito por Alexandre Tavares, professor de Engenharia pela Universidade Anhembi Morumbi, Engenheiro Mecânico com mais de 15 anos de experiência na área de Qualidade na Indústria Automotiva e certificado como Engenheiro da Qualidade pela American Society for Quality.