Tratamento de Não Conformidades para o Setor Automotivo
Tratamento de Não Conformidades para o setor Automotivo
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Módulo: Não Conformidades

Para que as indústrias do setor automotivo possam entregar produtos com um alto nível de qualidade para seus clientes, elas necessitam monitorar rigorosamente seus processos, sempre identificando e corrigindo as Não Conformidades que forem surgindo.

É inevitável que uma Não Conformidade ocorra, mas sua reincidência só poderá ser eliminada através de um gerenciamento constante e eficaz, de forma a detectar pontos de melhoria e aperfeiçoar processos e métodos de trabalho com ações corretivas e preventivas.

Algumas desvantagens ao não gerenciar corretamente uma Não Conformidade:

 

ico1_nc DESPERDÍCIO DE TEMPO:

  • Atraso no tratamento de Não Conformidades críticas, uma vez que os gestores demoram para percebê-las;
  • Demora na identificação da causa raiz de uma não conformidade;
  • Parada de linha de produção e retrabalho.
ico4_nc COMUNICAÇÃO INEFICAZ:

  • Informações importantes não ficam disponíveis em tempo real;
  • Membros da equipe não são informados sobre as mudanças necessárias;
  • Gestores não possuem dados consistentes para tomada de ações.
ico2_nc AUMENTO DE RISCOS:

  • Riscos em potenciais não são analisados com profundidade e muitos não são nem documentados;
  • Situações de alto risco continuam ocorrendo;
  • A segurança – tanto do produto quanto do trabalhador – fica comprometida;
ico3_nc CLIENTES INSATISFEITOS:

  • Produtos com a qualidade comprometida chegam aos clientes;
  • Demora na resolução de problemas, uma vez que, devido a informações soltas, não se sabe o que o gerou;
  • Reputação da empresa torna-se questionável e clientes optam por comprar de concorrentes.
ico5_nc DOCUMENTAÇÃO IMPRECISA:

  • Dificuldade para realizar o controle de documentos de maneira ágil;
  • Erros decorrentes de documentos digitados manualmente;
  • O tratamento da não conformidade torna-se falho, uma vez que a coleta de dados é imprecisa.

Gerenciando corretamente as Não Conformidades, sua empresa impulsionará a qualidade de seus produtos e processos de maneira eficiente, reduzindo riscos, custos e desperdícios. Além disso, ela cumprirá com mais facilidade normas como ISO 9001, ISO/TS 16949, ISO 14001 e OHSAS 18001, alavancando a confiança de seus consumidores e passando com tranquilidade pelos Organismos de Certificação.


Como a SIQ Systems pode te ajudar

A solução SIQ Systems para o gerenciamento de Não Conformidades tem como principal objetivo identificar e eliminar, de maneira completa, todas as Não Conformidades existentes, minimizando situações indesejáveis com a aplicação de Ações Corretivas e Ações Preventivas, sempre focando a Melhoria Contínua das atividades.

Com o intuito de proporcionar melhores processos, o software direciona os usuários para uma metodologia de resolução das não conformidades, que vai de acordo com o método aplicado pela empresa, podendo ser: 8D, 5PB’s, Diagrama de Peixe de Ishikawa, dentre outros, sendo esses métodos estabelecidos conforme preferências do cliente.

O módulo de Não Conformidades pode ser aplicado em qualquer ponto de desenvolvimento do produto, até mesmo durante o processo de inspeção, e em todas essas fases as não conformidades têm o mesmo tipo de tratativa: identificação e documentação do erro/desvio encontrado, análise da sua origem, causa, responsável e mensuração dos prejuízos, para assim agir no plano de ação para resolução do problema. Outro diferencial significativo é a possibilidade de fazer o apontamento das Não Conformidades via APP para celulares ou tablets, conferindo agilidade e segurança nos dados de consulta.


Fornecedores também podem responder as não conformidades

Com a finalidade solucionar problemas decorrentes de fornecedores detectados durante a fase de inspeção, o sistema pode ser parametrizado para o próprio fornecedor responder às fases das Não Conformidades que forem abertas, de acordo com o método aplicado pela empresa. Essa ação permite explicitar os custos internos gerados por problemas de Má Qualidade advindos do fornecedor, podendo a empresa solicitar um envio de solicitação de ressarcimento para que o mesmo arque com as perdas.

Os benefícios são claros:

 

ico8_nc DISCIPLINA DO PROCESSO:

  • Define e implanta diversas metodologias para resolução do problema, proporcionando a melhoria contínua dos processos;
  • Permite que diferentes tipos de problemas, de áreas distintas, sejam gerenciados com um alto nível de confiabilidade e efetividade.
ico7_nc AUXÍLIO NA TOMADA DE DECISÃO:

  • Geração de diversos tipos de gráficos para facilitar a tomada de decisão (Pareto, Tendência, Pizza, dentre outros);
  • As informações que antes se perdiam, agora ficam disponíveis de maneira organizada, facilitando o processo de gerenciamento da RNC.
ico6_nc QUALIDADE DOS PROCESSOS:

  • Eliminação de problemas derivados de processos ineficientes, tais como recall, retrabalho, parada de produção, etc.
  • As não conformidades são identificadas e resolvidas de maneira rápida e efetiva.


SIQ Systems – 20 anos de experiência no mercado de Software voltado à Gestão da Qualidade para empresas de diferentes portes e segmentos.

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