A complexa teia que envolve a Qualidade de um produto
qualidade de um produto

A qualidade de um produto e a complexa teia que a envolve.

Há um conhecido vídeo de Milton Friedman no YouTube, no qual ele usa um produto aparentemente simples – um lápis – para demonstrar o quão complexo é produzir qualquer coisa, uma vez que, cada matéria-prima, cada insumo, cada etapa do processo, depende de milhares de pessoas e empresas envolvidas, nos mais diferentes lugares do mundo.

Assista ao vídeo

Portanto, qualquer produto é o resultado de seu processo produtivo, somado aos processos produtivos de sua cadeia de fornecimento. Da mesma forma, sua qualidade será o resultado da qualidade de seu processo produtivo, somada à qualidade de sua cadeia de fornecimento. Basta que um elo desta cadeia falhe e o resultado será perceptível no produto final.

Um exemplo:

Uma grande campanha de substituição de um componente defeituoso de um caminhão – conhecido como recall – pode acontecer pois a fundição da carcaça central de um turbo-compressor do motor liberou um lote com a microestrutura do ferro fundido fragilizada. Observe, uma pequena falha de controle de um sub-componente de um sub-sistema do motor do caminhão gerou uma ação de campo de alto custo, insatisfação do cliente e prejuízo à imagem do produto.

A Gestão da Qualidade deve se preocupar em planejar e controlar todo processo. E, quanto mais próximo do processo inicial de cada item que compõe o produto final a qualidade for garantida, menores serão os riscos e os custos associados.

Como manter sob controle algo tão complexo?

A palavra-chave para solucionar esse problema é PADRONIZAÇÃO. Fazer com que seus fornecedores tenham os mesmos critérios, os mesmos métodos e os mesmos controles em seus processos é fundamental para a garantia global da qualidade. É, neste momento, que manuais, sistemas e auditorias de segunda e terceira partes farão toda diferença.

O mais importante é garantir que, independentemente do tamanho e da relevância do fornecedor, ele tenha o mesmo grau de comprometimento e que seja uma extensão do processo final da construção do produto.

A SIQ SYSTEMS oferece uma suíte completa de soluções para a Gestão da Qualidade de Fornecedores, que pode perfeitamente ser adequada às necessidades de sua empresa. Conheça mais em nosso site ou solicite uma apresentação através do e-mail comercial@siq.com.br ou pelo nosso telefone (55) (11) 4586 – 0245.

Texto escrito por Alexandre Tavares, professor de Engenharia pela Universidade Anhembi Morumbi, Engenheiro Mecânico com mais de 15 anos de experiência na área de Qualidade na Indústria Automotiva e certificado como Engenheiro da Qualidade pela American Society for Quality.