A Tecnologia Como Aliada da Produtividade
tecnologia

Estamos vivendo um momento de mudanças disruptivas no ambiente tecnológico dos negócios. As megatendências de integração tecnológica e interconectividade, aliadas com a necessidade de busca por sustentabilidade, estão levando o mundo dos negócios e das operações a outro patamar de funcionalidade. Além disso, a mentalidade da competição pura começa a ceder espaço para relações mais colaborativas, incentivadas pelas facilidades oferecidas pelas novas tecnologias de informação e mobilidade.

Por conta de tudo isso, as relações de trabalho também estão mudando, assim como o próprio conceito de trabalho. Estamos entrando na era da produtividade. Neste novo cenário, o trabalho vai, aos poucos, deixando de ser medido em horas-homem ou horas-máquina e começa a ser medido por valor entregue. Veremos, nos próximos 10 a 15 anos, milhares de funções desaparecerem, assim como outros tantos milhares de funções ainda não existentes surgirem.

Em meio a toda esta transformação, a tecnologia, como um todo, será o grande combustível para atingir patamares inéditos de produtividade. Especialistas dizem, inclusive, que em breve os dados valerão mais que óleo e gás. Soluções em nuvem, internet das coisas, Big Data estarão no centro desta nova onda da Revolução Industrial. E, para quem acha que isso é uma visão futurística distante, muitas destas soluções já estão presentes em empresas tradicionais. O uso de smartglasses, por exemplo, já é uma realidade. Uma montadora de produtos agrícolas já os usa como auxílio nas áreas de inspeção de qualidade e, outras empresas que trabalham com Centros de Distribuição de peças já os estão testando para uso na localização de componentes e atividades de picking; robôs autônomos que movimentam materiais em um Warehouse de um gigante website de vendas de produtos, drones que fazem delivery… Tudo isso já é realidade neste exato momento.

É fundamental que as corporações percebam esta realidade que se acerca e corram para que não percam o trem da história. Buscar estas soluções com empresas maduras, com expertise em inovação, integração e busca de máxima qualidade e produtividade, é um importante primeiro passo a ser dado para entrar de vez neste novo cenário.

alexandre-tavares


 

Sempre de olho nas tendências e mudanças de mercado, a SIQ Systems trabalha no desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras para a área de Qualidade das empresas. Através do uso de tecnologia de ponta, como Sistemas de Visão para a automação de inspeções, oferecemos aplicações capazes de cobrir 100% dos itens inspecionados nos mais variados ambientes de produção e logística.

Para nós o futuro já começou: a crença em buscar meios inovadores que possam revolucionar processos nas empresas está em nosso DNA, e em parceira com a Virtual Eye – startup coligada à SIQ Systems – atuamos no desenvolvimento e pesquisa de soluções em Realidade Virtual e Realidade Aumentada para a Gestão da Qualidade nas empresas.

Quer saber mais sobre nossas soluções de automação de inspeções  com Sistemas de Visão? Clique aqui  ou entre em contato com a gente!