Sobre a SIQ Systems

De 1996 a 2000: Crença em Qualidade

Em 1996, foi lançada a empresa SIQ – Sistemas de Informação para Qualidade – inspirados no modelo de Gestão orientado à Qualidade, da empresa Freios Varga (atual TRW), onde toda a formação de seus profissionais de qualidade e de Gestores de produção era realizada no Japão com o intuito de introduzir na companhia profundos conceitos Japoneses de qualidade.

Nossa Visão era: Desenvolver um software para gestão da qualidade de fornecedores padrão para todos os processos de negócios da qualidade de uma empresa, de qualquer segmento e oferecer informações em tempo real para apoio à tomada de decisões.

Nos 4 anos que antecederam 1996, seus fundadores desenvolveram softwares orientados a qualidade sob orientação direta dos gestores e presidente da companhia, formando assim um abrangente sistema de informação para qualidade, contemplando desde a Cadeia de Fornecedores, passando por toda a Manufatura e chegando até a Qualidade percebida pelo Cliente Final.

Nesta época pouco ênfase se dava para certificações ISO 9000, tratava-se puramente dos conceitos dos notáveis da Qualidade como DEMMING, JURAN, CROSBY, ISHIKAWA, TAGUCHI entre outros estudiosos.

As certificações eram consequências naturais, e seguramente falando, as ISO estavam em segundo plano, por estratégia desta empresa. Esta lição incorporou-se ao DNA da SIQ até os dias de hoje, sendo esta crença seu maior diferencial competitivo.

De 2001 a 2004: Cultura, disciplina e padronização

Mais uma vez a SIQ se depara com um importante cliente que não se utiliza de certificações ISO para ter qualidade como seu diferencial competitivo, mas sim o contrário disso.

Quando a Toyota veio ao Brasil com a Fábrica de Indaiatuba, adquiriu já no primeiro ano de produção da nova geração do Corolla, o software SIQ para gerenciar a qualidade de sua nova cadeia de fornecedores. Neste momento a SIQ fortifica seu DNA da qualidade como filosofia e processos, muito além de certificações. A partir deste momento o software ganha características que passam a ter grande apelo em apoiar a cultura da qualidade dentro das organizações, apoiar a disciplina nas pessoas e assegurar a padronização dos processos em que estava inserida.

Um novo software totalmente integrado se formatou.

Hoje o produto SIQ gerencia a qualidade das 3 plantas da Toyota no Brasil, iniciando pela Gestão da Qualidade de Fornecedores, passando pela Manufatura e integrando neste contexto as informações de qualidade geradas pelas concessionárias.

De 2005 a 2010: Tecnologia e Segurança

A partir do entendimento “Lucros reais são gerados por clientes fiéis (Deming)” a SIQ passa a investir fortemente em tecnologia e segurança das informações para que estivesse pronta para seu primeiro passo rumo a implementação global.

A SIQ passa a manter toda sua plataforma em ambiente WEB, com tecnologia JAVA, oferecendo a todos seus clientes a oportunidade de uma nova gestão.

De 2011 a 2012: Solidez

A SIQ conquista juntamente com a TDK (mais uma vez uma empresa japonesa) sua primeira implantação no leste Europeu e China, comprovando assim o enorme potencial da ferramenta de software que desenvolveu a partir de conceitos de qualidade totalmente comprovados, e passa então a abastecer seus clientes com soluções para processos de negócios para Qualidade.

Com o sistema SIQ, sua empresa conseguirá integrar pessoas, informações e processos da qualidade dentro e fora da Companhia.

A SIQ torna-se uma empresa especialista no tema.

2016: Uma nova era

A SIQ inicia com nova área de P&D voltado exclusivamente para Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Inteligência Cognitiva (bot), Iot e Industria 4.0. Abre uma nova startup com objetivo de conseguir fundos para desenvolvimento dos 4 projetos planejados ainda em confidencialidade. Inicia-se uma nova realidade.

Missão

Apoiar empresas a melhorarem a qualidade de seus produtos eliminando desperdícios.

Visão

Apoiar o maior número de empresas a melhorarem a qualidade de seus produtos para um mundo com menos desperdícios.