Gestão de Risco e Segurança do Produto - SIQ Systems

Indústria de Alimentos Bebidas e Agroindustria

Gestão de Risco e Segurança do Produto

Os consumidores de Alimentos e Bebidas têm se mostrado cada vez mais bem informados quanto à qualidade e segurança dos produtos que consomem. O aumento da exigência por produtos mais seguros elevou a preocupação das empresas do setor de Alimentos e Bebidas, que buscam atender aos novos anseios de seus clientes com a implementação de Boas Práticas de Fabricação – BPF, que são conjuntos de ações que garantem a qualidade e a segurança de seus produtos.

 

A Suíte de Gestão de Risco e Segurança do Produto da SIQ Systems tem como finalidade identificar, analisar, avaliar, monitorar e gerenciar todos os riscos encontrados durante o processo produtivo de um alimento ou bebida, desde seu fornecimento até seu consumo. Com foco em atender às Boas Práticas de Fabricação, essa suíte proporciona aos responsáveis uma gestão total dos processos envolvidos, auxiliando na tomada de decisão para aplicação de medidas de controle apropriadas.

 

A Suíte de Gestão de Risco e Segurança do Produto da SIQ Systems é composta pelos seguintes módulos:

 

Gerenciamento de Produtos Novos ou Modificados

Esse módulo atua na coordenação do desenvolvimento de novos produtos ou de produtos modificados, integrando as diversas áreas envolvidas na gestão do controle das atividades, através de cronograma com a definição dos responsáveis pelas tarefas, prazos e status das mesmas, e também alertando sobre desvios e realizando a escalação para instâncias superiores quando necessário.

 

APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle

O módulo de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle tem como finalidade identificar perigos no processo de gestão da segurança do produto, e realizar seu controle através da definição dos programas de pré-requisitos e sua operacionalização (PPRO e Sanitização), e da definição dos pontos críticos de controle no processo de produção e preparação de alimentos e bebidas, evitando que a saúde do consumidor seja prejudicada. Seu uso por uma equipe multifuncional, conjugado com o módulo de Fluxo de Processo, torna-o uma ferramenta poderosa no atendimento aos melhores padrões pretendidos.

 

Fluxo de Processo

O Fluxo de Processo reúne, através de uma simbologia clara, todas as etapas essenciais para o processamento de um alimento ou bebida, de forma a evidenciar cada etapa do processo e o fluxo de informações, permitindo melhorar a compreensão destes processos, bem como a identificação e a criação de padrões de trabalho e ações de controle a serem seguidas.

 

PPRs e PPROs

O módulo de PPR´s e PPRO´s, é composto pela documentação do Programa de Pré-requisitos (PPR), e sua operacionalização (PPRO e Sanitização), visando o controle das condições básicas das atividades necessárias para manter um ambiente seguro ao longo do processo produtivo, visando o suprimento de produtos seguros para o consumo humano. Permite uma completa documentação (trilha de auditoria) e controle de validades/periodicidades, trabalhando integrado ao módulo de Gestão de Capacitação, evitando que pessoas não habilitadas executem processos/procedimentos que coloquem em risco a segurança alimentar.

 

Fórmula/BOM

O objetivo do módulo de Fórmula/BOM (Estrutura de Produto), é fornecer um registro detalhado com informações sobre todas, componentes, matérias-primas e itens utilizados na obtenção de um produto, identificando todas as relações de precedência e quantidade correta de cada item necessário. Este módulo pode trabalhar integrado ao ERP do cliente.

 

Pontos Críticos de Controle – PCC

Os Pontos Críticos de Controle são essenciais para um bom gerenciamento das etapas do processo produtivo com o objetivo de eliminar ou reduzir riscos específicos à segurança do produto. O módulo permite seu monitoramento, o registro de atividades e a abertura de não conformidades ou sugestões de melhoria (CAPA), provendo o devido feedback para que o processo possa ser continuamente aprimorado

 

Instruções de Qualidade, método de trabalho ou programa de pré-requisito

Organiza as diretrizes para o controle dos registros que compõem os processos operacionais (POP) associados a Qualidade e segurança do produto. Abrange toda a identificação, coleta, indexação, acesso, arquivos, armazenamentos, manutenção e disposição de registros técnicos que auxiliam uma determinada atividade.