BLOG

NOTÍCIAS

A Anatomia das Transformações Digitais

11 março, 2020

Esse texto é uma indicação da The Shift – newsletter que possui o compromisso de apresentar o cenário disruptivo do Século 21 indo além de notícias e oferecendo contextos de temas como inovação e a transformação de negócios e sociedade.


Existem três importantes elementos que as organizações precisam ter em mente ao realizar qualquer programa de transformação digital, são eles: como aprimorar a experiência do cliente digitalmente, como capacitar seus funcionários com ferramentas e ativos digitais e como otimizar suas operações.

Cliente: alavancar soluções e ativos digitais para fornecer uma experiência mais responsiva e centrada no cliente é um dos objetivos principais de um programa de transformação. A digitalização dos processos nos pontos de contato do cliente para aprimorar a experiência geral melhorará a fidelidade à marca e potencialmente abrirá fluxos de receita adicionais. Porém, o desafio que as organizações enfrentam atualmente é como criar uma experiência abrangente e contínua do cliente com as interações digitais e humanas necessárias, o que torna a experiência mais imersiva, agradável e útil.

Pessoas: uma estratégia clara da força de trabalho digital que ajuda a determinar quais habilidades e capacidades digitais atuais uma organização possui e o que precisa para atingir as metas futuras é uma das etapas formativas de uma jornada de transformação. As organizações precisam capacitar as pessoas a trabalharem de novas maneiras, alavancando gerentes experientes em tecnologia, que podem potencialmente preencher as lacunas entre as partes tradicionais e digitais dos negócios. A integração de novos métodos digitais nas formas de trabalho existentes pode permitir que as pessoas incutam as habilidades e competências necessárias para fazer essa jornada de transformação bem-sucedida. O desafio consiste em refletir em como uma organização pode concentrar mais nas competências digitais e flexionar sua força de trabalho de acordo com as necessidades dos negócios.

Operações: para maximizar a eficiência, as organizações precisam modificar seus procedimentos convencionais adotando novas tecnologias, como digitalização, análise avançada e automação inteligente de processos. Normalmente, as organizações têm várias iniciativas independentes hospedadas em unidades de negócios separadas em andamento para melhorar o desempenho. Embora possa haver ganhos incrementais nessas unidades individuais, o impacto geral é geralmente avassalador e insustentável a longo prazo. Portanto, torna-se imprescindível iniciar um programa integrado de melhoria operacional em vez de executar esforços autônomos em silos. No entanto, o maior impedimento que as organizações enfrentam atualmente é como recalibrar continuamente os processos para desenvolver fluxos de trabalho inteligentes e liberar recursos para realizar ações de maior valor.

Digital como um portfólio estratégico

Em uma economia digital em constante evolução, os roteiros de transformação estática que não equilibram riscos estratégicos e competitivos com a rápida implementação não servirão a nenhum propósito. Para ter sucesso, é imperativo que os executivos seniores transformem suas ambições e estratégias em um portfólio estratégico equilibrado de iniciativas digitais, com resultados de curto e longo prazo. Eles também precisam ter certeza de que possuem uma história de mudança clara, o que ajuda os funcionários a entender a visão da organização, tornando essa transição mais suave.


Esse conteúdo é uma tradução de um texto escrito por Ludvig Daae, especialista em Estratégia Digital e Modelo Operacional de TI.Clique aqui para acessar o texto original.
Referência: DAAE, Ludvig. Unlocking Value in Digital Transformations. Capgemini, 17 de outubro. de 2019. Disponível em: https://www.capgemini.com/2019/10/unlocking-value-in-digital-transformations/. Acesso em 10 de março de 2020.

Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo

Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SIQ Systems - website by: plyn!