BLOG

NOTÍCIAS

Qual a importância do compliance para o mundo corporativo?

2 agosto, 2017

 

O atual cenário brasileiro nos leva a profundas reflexões sobre os limites éticos no mundo dos negócios. Brasil afora, essa discussão vem ganhando força há mais tempo, desde que escândalos financeiros abalaram a integridade do ambiente de negócios no coração do capitalismo mundial, os Estados Unidos. De lá para cá, novas leis como Sarbanes Oxley (SOX) e Foreign Corrupt Practices Act (FCPA) têm norteado O Código de Ética e Conduta Empresarial. Treinamentos anuais com todos os colaboradores, auditorias independentes e a adoção de sistemas corporativos robustos são ações que as empresas vêm tomado para garantir a integridade de suas práticas e sustentar a credibilidade de suas marcas. A gestão de todas estas iniciativas, chamamos de Política de Compliance.

Garantir o compliance não significa apenas estar em conformidade com obrigações legais. Tem a ver com credibilidade e, por consequência, o valor da empresa. A queda de credibilidade em uma marca derruba todo o seu valor, causando prejuízo a todos os investidores, sejam eles majoritários ou ordinários. Fora isso, ainda há a possibilidade de processos milionários contra a empresa vindos de investidores estrangeiros. Em muitos casos, um escândalo de corrupção pode levar uma empresa à beira da ruína.

Compliance, além de gestão robusta, é uma questão de cultura corporativa. De nada adianta sistemas robustos, processos controlados e auditorias frequentes se os colaboradores não estiverem 100% comprometidos com a imagem da empresa. Afinal, se a empresa se envolver em um escândalo, todos perdem. É o que estamos vendo acontecer no Brasil com empresas envolvidas nas denúncias de corrupção, onde milhares de trabalhadores estão perdendo seus empregos, o que gera enormes problemas sociais. Seguir os procedimentos corretamente, levantar a mão quando suspeitar de algo e zelar pelas Boas Práticas são exemplos de atitudes esperadas de uma empresa idônea.

Transparência, rastreabilidade, disciplina e segurança da informação também são instrumentos fundamentais para a garantia do compliance. Sistemas integrados, rastreáveis com poderosas políticas de workflow facilitam a gestão.

E, por fim, a Qualidade também é – de forma indireta – compliance. Quando se tenta burlar limites regulatórios ou requisitos de clientes, também está se ferindo a credibilidade da empresa, gerando enormes prejuízos para toda a cadeia de abastecimento.

___________________________________________________________________________________________________________________________

Alexandre Tavares Texto escrito por Alexandre Tavares, professor de Engenharia pela Universidade Anhembi Morumbi, Engenheiro Mecânico com mais de 15 anos de experiência na área de Qualidade na Indústria Automotiva e certificado como Engenheiro da Qualidade pela American Society for Quality.

Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo

orçamento FALE CONOSCO
Fale conosco pelo WhatsApp

Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SIQ Systems - website by: plyn!