Gestão da Qualidade de Fornecedores

Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade de Fornecedores

A Suíte de Gestão da Qualidade de Fornecedores torna possível obter reduções significativas na quantidade de itens reprovados por falta de qualidade de fornecedores, bem como no tempo do tratamento das não conformidades através do uso do Portal, o que, aliado aos Indicadores de Qualidade, permitem uma gestão mais completa e eficaz com o uso efetivo das ferramentas de Inteligência Competitiva.

VEJA NO BLOG: Plataforma SIQ oferece as melhores soluções para gestão da qualidade de fornecedores

Processos de gestão da qualidade da indústria de Manufatura

  • Processo de Aprovação de Amostras Iniciais

    Gerenciamento Aprovação de Amostras INICIAIS ou MODIFICADAS, junto a cadeia de Fornecedores, desde a emissão do Pedido (integrado ao Documento de Engenharia) até o recebimento da amostra. Controle de cronograma, responsáveis, prazos, ações, acordos, resultados e Status de cada projeto.

  • Ferramental

    Reduzir problemas de qualidade relacionados às falhas de ferramental da empresa em poder dos fornecedores. Controlar tais Ferramentais, principalmente os valores destes ativos, sua localização, vida útil e condições técnicas, o que permite um melhor planejamento de budget para próximos períodos (pesquisa), levando-se em consideração a Demanda do Item e Tempo de Construção da Ferramenta.

  • Não Conformidades

    Gerir o processo de solução dos problemas detectados na inspeção, através de métodos como 8D, 5PB´s, entre outros, onde o próprio Fornecedor responde as fases do método, reduzindo drasticamente a carga da área de qualidade da empresa no controle, transferindo-a para o Fornecedor.

  • Compliance (Gestão de Documentos Legais, Contratos e Certificações)

    Controlar e manter documentos de fornecedores de produtos e serviços como Certificações, Licenças, Contratos e outros documentos conforme política de qualidade da Companhia. Exemplos mais comuns:

    ISO 9000, TS 9000, VDA, ISO14000, ROHS, Licenças Ambientais, Licença de Funcionamento, Licença para Produção, Contratos de Fornecimento, Licenças de órgãos públicos como Polícia Federal, Polícia Militar, IBAMA.

  • Inspeção na Origem (NO FORNECEDOR)

    A Inspeção na Origem consiste no ato de inspecionar produtos na origem de sua fabricação, ou seja, na planta do fornecedor. Esse tipo de inspeção tem o intuito de garantir que as mercadorias saiam do fornecedor e cheguem até o cliente com qualidade assegurada, isto é, conforme as especificações e requisitos exigidos pelo cliente e Organismos de Certificação de Produto. Sua principal vantagem é promover maior comprometimento do fornecedor com a qualidade e processos do seu contratante, bem como estabelecer uma cultura de melhoria contínua que se estenda a toda cadeia de abastecimento.

  • Gestão de Ferramental em Poder de Terceiros

    Reduzir problemas de qualidade relacionados às falhas de ferramental da empresa em poder dos fornecedores. Controlar tais ferramentais, principalmente os valores destes ativos, sua localização, vida útil e condições técnicas, o que permite um melhor planejamento de budget para próximos períodos (pesquisa), levando-se em consideração a Demanda do Item e Tempo de Construção da Ferramenta.

  • Inspeção de Recebimento

    A Inspeção de Recebimento acontece quando os produtos chegam fisicamente na empresa e tem como objetivo principal verificar se as mercadorias entregues pelos fornecedores estão em conformidade com as exigências solicitadas, atendendo especificações técnicas e requisitos contratuais. Essa inspeção é primordial porque impede que produtos defeituosos sejam utilizados posteriormente nas linhas de produção, evitando retrabalhos, refugos e desperdícios, além de servir para classificar fornecedores ou mesmo coletar dados para emissão de eventuais notas de ressarcimento junto ao fornecedor.

  • Avaliações /Auditorias
    • Aplicar e gerenciar auditorias realizadas nos fornecedores.
    • Controle dos resultados e das próximas auditorias.
    • Follow-up das ações.

    Exemplo de auditorias: Processo produtivo / Auto-Avaliação / Sistema da Qualidade / Auditorias Ambientais / Nível de Preço / Flexibilidade de negociação / Comunicação / MMOG / VDA / outros.

  • Desenvolvimento de Embalagens

    Controle de Embalagens desde o desenvolvimento de produto (durante o APQP / PPAP) e durante toda sua vida útil. Definição da confecção da embalagem, quantidades, padronização, e fluxo com os fornecedores. Gestão de faltas, condições e excessos.

  • Ressarcimento / Nota de débito

    Explicitar os custos internos gerados por problemas de má qualidade do Fornecedor, permitindo assim o envio da solicitação de ressarcimento junto aos Fornecedores.

  • Skip Lot

    Inspeção de lotes fracionados dos produtos de Fornecedores que apresentarem um histórico exemplar e estável de qualidade, de acordo com critérios de importância definidos pelo usuário, tais como: características, níveis de confiabilidade, etc.

Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo

orçamento FALE CONOSCO
Fale conosco pelo WhatsApp

Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SIQ Systems - website by: plyn!