BLOG

NOTÍCIAS

Os ferramentais são parte do ativo de sua empresa. Como você os gerencia?

15 abril, 2016

Imagine as seguintes situações relacionadas aos Ferramentais da sua empresa:

  • O Ferramental mais complexo do processo produtivo, por desgaste, não é mais capaz de produzir peça boa, e não existe outra ferramenta para substituí-lo de imediato.
  • Por falta de informações adequadas sobre o tempo de vida útil, não foi planejado budget para investimentos em Ferramentais.
  • Mesmo planejado budget para aquisição de um novo Ferramental, a burocracia que envolve o processo de compra e confecção da ferramenta é muito demorado, certamente impactando em prazo de entrega e qualidade no produto final entregue ao cliente.

Os cenários citados acima são apenas alguns exemplos que, infelizmente, ainda fazem parte da realidade de muitas empresas e eles só ocorrem porque essas empresas não possuem informações suficientes quando se trata de seus Ferramentais, principalmente quando estão em poder de terceiros. Para que uma boa Gestão de Ferramentais possa existir, é imprescindível ter domínio absoluto à respeito dos seguintes itens:

  • Valor gasto com reparos e substituições no período atual;
  • Quanto deverá ser investido na reposição de Ferramentais no próximo orçamento;
  • Planejamento de manutenções preventivas com base no tempo restante de vida útil;
  • A quantidade e valores de seus Ferramentais em poder de terceiros;
  • O real estado de conservação dos Ferramentais;
  • Se os ativos estão sendo utilizados de forma adequada, visando a maximização de sua vida útil.
  • É necessário que haja em sua empresa soluções desenvolvidas com foco no mapeamento desses itens, só assim, será possível resolver problemas de Qualidade relacionados às falhas dos Ferramentais, tanto dentro da empresa quanto dos fornecedores.

QUE RESULTADOS PODEM SER ESPERADOS?

  • Redução dos custos de reposição dos Ferramentais;
  • Obtenção de informações on-time sobre a vida útil dos Ferramentais para que não ocorram alterações no produto final;
  • Melhoras na eficiência operacional da empresa e dos fornecedores;
  • Diminuição de incidências de Não Conformidades por problemas decorrentes de Ferramentais;
  • Aumento do número de manutenções preventivas e diminuição do número de manutenções corretivas;
  • Planejamento periódico e antecipado dos investimentos necessários para se utilizar com Ferramentais, evitando surpresas quando algum equipamento falhar.

A SIQ SYSTEMS oferece soluções que abrangem o uso de aplicativos que, através de fotos e reconhecimento de voz, são capazes controlar as ocorrências e reparos dos Ferramentais. Em nosso sistema, o desconto da vida útil é feito automaticamente, sendo possível obter um planejamento mais eficiente das manutenções preventivas e adotar ações para evitar problemas futuros.

Baixe nosso material e entenda como podemos te ajudar no controle de Ferramentais internos e em poder de fornecedores.

 

SIQ Systems – 20 anos de experiência no mercado de Software voltado à Gestão da Qualidade para empresas de diferentes portes e segmentos.

Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo

orçamento FALE CONOSCO
Fale conosco pelo WhatsApp

Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SIQ Systems - website by: plyn!