Gestão da Qualidade de Fornecedores
A SIQ Systems acredita que os fornecedores são extensões da empresa, portanto a relação entre empresa e fornecedor precisa ser fortalecida diariamente, de forma que ambos consigam superar seus desafios e atingir suas metas. A Suíte de Gestão da Qualidade de Fornecedores tem como objetivo fortalecer a cadeia de fornecimento, tornando possível aos nossos clientes obter reduções significativas em seus PPMs de fornecedores, bem como no tempo do tratamento das não conformidades através do uso do Portal, o que, aliado aos Indicadores de Qualidade, permitem uma Inteligência Competitiva e assim uma gestão mais completa e eficaz. Abrangente e robusta, esta Suíte atende desde o processo de aprovação de amostras, as avaliações e auditorias de fornecedores, as inspeções no recebimento e, ou, na origem, o tratamento das não conformidades com vistas a melhoria contínua, a gestão dos ferramentais em poder de terceiros, as embalagens e os documentos pertinentes ao processo, que vão desde certificados de qualidade, até documentos legais, e outros que comprovem a idoneidade e respeito ao meio ambiente pelo fornecedor escolhido, por exemplo.
Processos de gestão da qualidade da indústria Automotiva e Autopeças
- PPAP
Processo de Aprovação da Peça de Produção – é utilizado para estabelecer um padrão entre as empresas, seus fornecedores de peças, componentes e processos de produção. A partir das especificações do produto (características técnicas e layout), o fornecedor efetua todo o planejamento dos processos de fabricação, testes e colhimento de dados. Desta maneira, pode-se avaliar se o fornecedor possui condições fornecer o produto e cumprir com as condições e especificidades de qualidade do produto requerido.
- Gestão de Ferramental em Poder de Terceiros
Reduzir problemas de qualidade relacionados às falhas de ferramental da empresa em poder dos fornecedores. Controlar tais ferramentais, principalmente os valores destes ativos, sua localização, vida útil e condições técnicas, o que permite um melhor planejamento de budget para próximos períodos (pesquisa), levando-se em consideração a Demanda do Item e Tempo de Construção da Ferramenta.
- Não Conformidades
O sistema permite a gestão do processo de solução dos problemas detectados na inspeção, por meio de métodos como 8D, 5PB's, entre outros, onde o próprio fornecedor responde as fases do método, reduzindo drasticamente a carga da área de qualidade da empresa no controle, transferindo-a para o fornecedor.
- Compliance (Gestão de Documentos Legais, Contratos e Certificações)
Controlar e manter documentos de fornecedores de produtos e serviços como Certificações, Licenças, Contratos e outros documentos conforme política de qualidade das indústrias automotivas. Exemplos mais comuns: IATF 16949:2016 (antiga ISO/TS 16949) , VDA , ISO14000, ROHS, Licenças Ambientais, Licença de Funcionamento, Licença para Produção, Contratos de Fornecimento, Licenças de órgãos públicos como Polícia Federal, Polícia Militar, IBAMA.
- Inspeção na Origem
Controlar os produtos dos fornecedores na origem, ou seja, antes de saírem do local onde foram fabricados, e muitas vezes com o controle durante o processo produtivo. Gerenciamento de embarques controlado (CS1 e CS2). Todo o envio de mercadorias será controlado incorporando os aspectos da Qualidade no Aviso de Embarque e na Nota Fiscal. Prover informações para os fornecedores referentes a PPAPs, Documentos, Skip-lot, amostragem, meios de controle, entre outros. Disponibilizar informações relacionadas à qualidade do produto através de gráficos e alertas.
- Inspeção de Recebimento
Gerir, integrado ao ERP, a qualidade dos itens recebidos (por característica, sazonalidade, potencialidade, outros) através de tabelas de amostragem padrão e customizáveis, regras de skip lot parametrizáveis (por característica, níveis de confiabilidade, etc), planos de controle (por processo, família, material, outros), gerando automaticamente os Indicadores de Desempenho, as notificações de não-conformidade e ações para os Fornecedores. Com inteligência embutida e versatilidade não encontradas em nenhum ERP de mercado, este módulo é hoje um grande diferencial nos esforços de redução de custos de nossos Clientes.
- Auditorias
Aplicar e gerenciar auditorias realizadas nos fornecedores.
Controle dos resultados e das próximas auditorias.
Follow-up das ações. Exemplo de auditorias: Processo produtivo / Auto-Avaliação / Sistema da Qualidade / Auditorias Ambientais / Nível de Preço / Flexibilidade de negociação / Comunicação / MMOG / VDA / outros. - Desenvolvimento de Embalagens
Controle de Embalagens desde o desenvolvimento de produto (durante o APQP / PPAP) e durante toda sua vida útil. Definição da confecção da embalagem, quantidades, padronização, e fluxo com os fornecedores. Gestão de faltas, condições e excessos.
- Ressarcimento
Explicitar os custos internos gerados por problemas de má qualidade do Fornecedor, permitindo assim o envio da solicitação de ressarcimento junto aos Fornecedores.
- Skip Lot
Inspeção de lotes fracionados dos produtos de Fornecedores que apresentarem um histórico exemplar e estável de qualidade, de acordo com critérios de importância definidos pelo usuário, tais como: características, níveis de confiabilidade, etc.