BLOG

NOTÍCIAS

Por que apostar em Ciência de Dados? 8 maneiras pelas quais um Cientista de Dados pode agregar valor aos negócios

20 fevereiro, 2020

Sem a experiência de profissionais que transformam tecnologia de ponta em insights acionáveis, o Big Data não é nada. Hoje, mais e mais organizações estão abrindo suas portas para o Big Data e liberando seu poder – aumentando o valor de um Cientista de Dados que sabe como provocar insights acionáveis ​​a partir de gigabytes de dados.

Tornou-se uma verdade universal que as empresas modernas estão inundadas de dados. Está ficando claro a cada dia que existe um enorme valor no processamento e análise de dados – e é aí que um Cientista de Dados entra em cena. Os executivos ouviram falar de como a Ciência de Dados é uma indústria sedutora e de como os Cientistas de Dados são como super-heróis modernos, mas a maioria ainda não têm conhecimento do valor que um Cientista de Dados tem em uma organização. Vamos dar uma olhada nos benefícios da Ciência de Dados.

O que um Cientista de Dados faz?

A maioria dos Cientistas de Dados do setor avançou e treinou em estatística, matemática e ciência da computação. A experiência deles é um vasto horizonte que também se estende à visualização de dados, mineração de dados e gerenciamento de informações. É bastante comum que eles tenham experiência anterior em design de infraestrutura, computação em nuvem e data warehousing.

Aqui estão algumas vantagens da ciência de dados nos negócios:

– Mitigação de riscos e fraudes. Os Cientistas de Dados são treinados para identificar dados que se destacam de alguma forma. Eles criam metodologias estatísticas, de rede, caminho e Big Data para modelos preditivos de propensão a fraudes e os utilizam para criar alertas que ajudam a garantir respostas oportunas quando dados incomuns são reconhecidos.

– Entrega de produtos relevantes. Uma das vantagens da Ciência de Dados é que as organizações podem encontrar quando e onde seus produtos vendem melhor. Isso pode ajudar a fornecer os produtos certos no momento certo e ajudar as empresas a desenvolver novos produtos para atender às necessidades de seus clientes.

– Experiências personalizadas do cliente. Um dos benefícios mais exigentes da Ciência de Dados é a capacidade das equipes de vendas e marketing entenderem seu público em um nível muito granular. Com esse conhecimento, uma organização pode criar as melhores experiências possíveis para o cliente.

Por que apostar em Ciência de Dados? 8 maneiras pelas quais um Cientista de Dados pode agregar valor aos negócios

  1. CAPACITAR A GERÊNCIA E OS EXECUTIVOS PARA TOMAR MELHORES DECISÕES

É provável que um Cientista de Dados experiente seja um consultor confiável e um parceiro estratégico para a alta gerência da organização, garantindo que a equipe maximize seus recursos de análise. Um Cientista de Dados comunica e demonstra o valor dos dados da instituição para facilitar processos de tomada de decisão aprimorados em toda a organização, por meio da medição, rastreamento e registro de métricas de desempenho e outras informações.

  1. DIRECIONANDO AÇÕES COM BASE EM TENDÊNCIAS – QUE POR SUA VEZ AJUDAM A DEFINIR METAS

Um Cientista de Dados examina e explora os dados da organização, após o que recomenda e prescreve certas ações que ajudarão a melhorar o desempenho da instituição, envolver melhor os clientes e, finalmente, aumentar a lucratividade.

  1. DESAFIANDO A EQUIPE A ADOTAR AS MELHORES PRÁTICAS E SE CONCENTRAR EM QUESTÕES IMPORTANTES

Uma das responsabilidades de um Cientista de Dados é garantir que a equipe esteja familiarizada e bem versada no produto de análise da organização. Eles preparam a equipe para o sucesso com a demonstração do uso eficaz do sistema para extrair insights e impulsionar a ação. Quando a equipe entende os recursos do produto, seu foco pode mudar para enfrentar os principais desafios dos negócios.

  1. IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

Durante sua interação com o sistema de análise atual da organização, os cientistas de dados questionam os processos e suposições existentes com o objetivo de desenvolver métodos adicionais e algoritmos analíticos. O trabalho deles exige que eles melhorem contínua e constantemente o valor derivado dos dados da organização.

  1. TOMADA DE DECISÃO COM EVIDÊNCIA QUANTIFICÁVEL E ORIENTADA POR DADOS

Com a chegada dos cientistas de dados, a coleta e análise de dados de vários canais descartou a necessidade de assumir altos riscos. Os cientistas de dados criam modelos usando dados existentes que simulam uma variedade de ações em potencial – dessa maneira, uma organização pode aprender qual caminho trará os melhores resultados de negócios.

  1. TESTANDO ESSAS DECISÕES

Metade da batalha envolve tomar certas decisões e implementar essas mudanças. E a outra metade? É crucial saber como essas decisões afetaram a organização. É aqui que entra um Cientista de Dados. Vale a pena ter alguém que possa medir as principais métricas relacionadas a mudanças importantes e quantificar seu sucesso.

  1. IDENTIFICAÇÃO E APRIMORAMENTO DE PÚBLICOS-ALVO

Do Google Analytics às pesquisas de clientes, a maioria das empresas terá pelo menos uma fonte de dados de clientes que está sendo coletada. Mas se não for usado bem, por exemplo, para identificar dados demográficos, os dados não serão úteis. A importância da Ciência de Dados baseia-se na capacidade de pegar os dados existentes que não são necessariamente úteis por si só e combiná-los com outros pontos de dados para gerar insights que uma organização pode usar para aprender mais sobre seus clientes e público.

Um Cientista de Dados pode ajudar na identificação dos grupos-chave com precisão, por meio de uma análise minuciosa de fontes diferentes de dados. Com esse conhecimento aprofundado, as organizações podem adaptar serviços e produtos a grupos de clientes e ajudar a prosperar nas margens de lucro.

  1. RECRUTAR O TALENTO CERTO PARA A ORGANIZAÇÃO

Ler currículos o dia todo é uma tarefa diária na vida de um recrutador, mas isso está mudando devido ao grande volume de dados. Com a quantidade de informações disponíveis sobre talentos – por meio de mídias sociais, bancos de dados corporativos e sites de busca de emprego – os especialistas em Ciência de Dados podem percorrer todos esses pontos de dados para encontrar os candidatos que melhor atendem às necessidades da organização.

Ao minerar a grande quantidade de dados que já está disponível, o processamento interno de currículos e aplicativos – e até sofisticados testes de aptidão e jogos baseados em dados – a Ciência de Dados pode ajudar sua equipe de recrutamento a fazer seleções mais rápidas e precisas.


Esse conteúdo é uma tradução de um texto escrito por Avantika Monnappa. Clique aqui para acessar o texto original. 
Referência: MONNAPPA, Avantika. Why and How Data Science Matters to Business. Simplilearn, 20 de fev. de 2020. Disponível em: www.simplilearn.comAcesso em 20 de jan. de 2020.

 

Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo

Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SIQ Systems - website by: plyn!