BLOG

NOTÍCIAS

SIQ Systems Realiza Encontro Internacional com o Tema Indústria 4.0

27 maio, 2019

Quinta-feira passada, dia 23/05, aconteceu um importante evento realizado pela SIQ Systems em parceria com a UFSCar de São Carlos, tendo como tema Indústria 4.0: Tendências e Desafios na Era do Big Data.

O conteúdo do encontro foi dividido em três blocos: O Futuro do Monitoramento de Processos com o Uso de Big Data no Contexto da Indústria 4.0; Desafios do Uso de Dados na Prática e A Humanidade na Indústria 4.0.

Na palestra O Futuro do Monitoramento de Processos com o Uso de Big Data no Contexto da Indústria 4.0Subhabrata Chakrabortiprofessor de estatística pela Universidade do Alabama, explanou sobre a relevância dos princípios e métodos estatísticos para o aprimoramento de dados dentro do conceito do BIG DATA e como transformá-los em informações acionáveis através do estudo e da aplicação de ferramentas estatísticas apropriadas para o monitoramento de processos industriais. Destacou também a importância de novas abordagens e teorias para análise funcional dos dados a partir dessa nova realidade onde as tecnologias geradoras de dados ampliam sobremaneira a combinação de informações, permitindo alcançar níveis mais altos de segurança, eficiência, qualidade, rentabilidade e capacidade de gestão tanto para diagnóstico quanto para prognóstico de processos.

Sobre Desafios do Uso de Dados na Prática, Simone Luvizan, Sócia Fundadora da Octua Consultoria e Gestão, palestrou sobre a amplitude do universo dos dados dentro do conceito Indústria 4.0, destacando o BIG DATA e a teoria dos “Vs”, e sobretudo a prática de  Reúso de Dados e suas implicações em múltiplas dimensões, tais como dimensão legal ou jurídica, tecnológica, intrínseca, societal e econômica. Também discorreu sobre as mudanças de paradigmas que permeiam essa nova condição da indústria, a ausência de uma fórmula única para solução dos problemas e propôs a reflexão sobre alguns caminhos que devem conduzir o pensamento e ações de executivos e estudiosos dessa jornada histórica e revolucionária em andamento na indústria e meios sociais.

Na última palestra do evento, Paulo Cardoso, Gerente de Engenharia de Processo na Metalsa do Brasil, palestrou sobre A Humanidade na Indústria 4.0, explicando como a rápida automatização está redesenhando um novo cenário em todos os processos existentes nas indústrias e como os profissionais que desejam garantir o seu espaço nas fábricas do futuro deverão desenvolver novas habilidades através de uma aprendizagem multidisciplinar contínua, bem como estarem abertos a estas mudanças e a novos desafios. Tais condições afetam não apenas engenheiros especialistas ou funcionários comuns das empresas, mas trazem o desafio de novos modelos de liderança, que deverá requerer mudanças estratégicas e culturais para os players dessa nova era.

Ao final da apresentação, Paulo expôs uma série de cases de soluções inovadoras implementadas pela sua equipe na fábrica da Metalsa no Brasil, onde o público do evento pode ver como exemplo prático algumas mudanças disruptivas voltadas a Indústria 4.0, como por exemplo: A Inspeção de Recebimento com o uso de Realidade Aumentada e Projeto de IoT (Internet of Things) com Sensoriamento e Análise de Dados, projetos dos quais a SIQ Systems faz parte.

Antes do encerramento, aconteceu uma roda de debate onde os participantes puderam perguntar pontos específicos aos palestrantes. O auditório ficou cheio e contou com a participação ativa do público composto por empresas, instituições de ensino e estudantes.

Algumas imagens:

Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo

Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SIQ Systems - website by: plyn!