BLOG

NOTÍCIAS

Sistemas de visão artificial SIQ ampliam eficiência industrial

25 fevereiro, 2021

Ampliar a produtividade em processos, reduzir custos, eliminar desperdícios e entregar produtos com altos níveis de qualidade aos clientes são fatores fundamentais para empresas que visam se manter no topo da competitividade. Neste sentido, um sistema de visão artificial, também chamado de sistema de visão industrial, desempenha um papel importante no que diz respeito a automação de processos de manufatura, sobretudo garantindo a qualidade de produtos e embalagens.

O grande propósito do sistema de visão artificial é aumentar a produtividade e eficiência por meio da utilização de tecnologias de ponta, tornando possível monitorar constantemente a linha de produção a fim de eliminar desvios e erros e impedir que produtos fora das especificações exigidas cheguem até os clientes.

Como funcionam os sistemas de visão artificial da SIQ

O sistema de visão artificial é constituído por câmeras de inspeção e de captura, sensores, leitores, iluminação, hardwares e softwares, que adaptados a um projeto de engenharia de automação servem para detectar falhas e anormalidades em produtos e seus componentes durante o processo produtivo.

Com isso, o sistema de visão industrial pode ser aplicado também às inspeções de áreas de qualidade e logística. Essa estrutura tecnológica permite a execução de atividades complexas, frequentes e em alta velocidade com alto grau de confiabilidade na captura de dados, chegando a assegurar 100% dos produtos inspecionados.

As vantagens de se implementar um projeto de automação com sistema de visão artificial são inúmeras. Além de maximizar a produtividade e assegurar a qualidade dos produtos, um sistema composto por câmeras elimina gargalos de inspeção e gera indicadores por meio da integração de dados essenciais para avaliações em tempo real e tomada de decisões ao longo de todo o processo produtivo.

Vale citar que o sistema de visão industrial aumenta a segurança desses processos, uma vez que pode ser aplicado sem riscos em locais insalubres e de alta periculosidade sem a necessidade da mão de obra humana. Atuamos na integração de nossa plataforma SIQ com os dados dos sistemas de visão artificial e também junto aos sistemas de gestão das empresas.

A contratação de um projeto de automação com sistemas de visão artificial necessita de uma equipe de alto nível de conhecimento e experiência em todas as etapas, desde o desenvolvimento do projeto, passando pela instalação e testes dos equipamentos chegando até a integração da plataforma SIQ junto aos dados coletados em outros sistemas de gestão.

O grande diferencial da plataforma SIQ é a sua excelência em captar as informações geradas nos sistemas de visão artificial e gerencia-los em nossa plataforma, proporcionando uma solução unificada capaz de gerar dados e transformá-los em indicadores para tomadas de decisões estratégicas. Essa expertise nos valeu o reconhecimento e a certificação como empresa integradora pela Cognex Corporation, líder mundial em sistemas de visão artificial e reconhecida no mercado pela excelência do sistema Cognex.

É pensando nisso que a SIQ Systems trabalha com um time interno de engenheiros e analistas especialistas em cada área de conhecimento que envolve um sistema de visão industrial, capazes de identificar o melhor aproveitamento das tecnologias e entregar os projetos que melhor atendem às necessidades exclusivas de cada cliente.

Como é implantado um projeto com sistema de visão artificial?

São três as etapas de implantação de um projeto de automação de sistema de visão industrial:

1 – É feita a avaliação da necessidade do cliente e o desenvolvimento do projeto estrutural de automação, considerando itens como: área espacial, esteiras, velocidade, trajeto, engenharia mecânica envolvida, estruturas de sustentação, necessidade tecnológicas, dentre outros;

2 – Em seguida para um sistema de inspeção por câmeras é realizada uma avaliação do local, ambiente, ajustes de luz, estudo das câmeras e dispositivos necessários, além do posicionamento de produtos para a melhor captação de imagens;

3 – É feita a chamada decodificação e integração dos dados coletados na plataforma SIQ para uso em dashboards, informações gerenciais para tomada de decisões, movimentação de estoque, custos da qualidade, produtividade, entre outros.

Possíveis usos para sistemas de visão artificial na indústria

  • Inspeção e seleção de peças ou produtos em linha de produção;
  • Rastreabilidade, por meio da leitura de códigos e caracteres;
  • Medidas de precisão graças ao sistema de inspeção por câmeras;
  • Identificação, seleção e contagem de peças e componentes;
  • Orientação de robôs;
  • Inspeção de embalagens;
  • Aplicações para a indústria 4.0

Principais ganhos oferecidos pelos sistemas de visão artificial

  1. Redução da variabilidade dos processos
  2. Redução do espaço físico ocupado
  3. Aumento da produtividade por meio de ciclos de produção mais velozes e com maior eficiência
  4. Economia de mão-de-obra específica
  5. Redução de custos

Quem pode se beneficiar com um sistema de inspeção por câmeras?

Os principais setores de aplicação do sistema de visão artificial são a indústria de embalagens, a automotiva, a farmacêutica e de cosméticos, a de alimentos e bebidas, a de manufatura em geral, a de linha branca e eletroeletrônicos, e empresas de logística.

Nossa expertise em desenvolver as mais desafiadoras soluções com a possibilidade de integração de grandes volumes de dados em empresas de diversos portes e segmentos nos permite oferecer soluções inteligentes e personalizadas conforme às demandas e necessidades exclusivas de cada cliente.

Empresas de diversos segmentos usam nosso sistema de inspeção por câmeras, assim como nossas soluções para a gestão da qualidade, entre elas há companhias do setor automotivo e de autopeças, de manufatura consultoria e serviços, da área de ciências da vida, da linha branca e de eletroeletrônicos, além de química e petroquímica.

Sobre a SIQ Systems. Somos especialistas em tecnologia da informação consolidada no mercado desde 1996. Nossa robusta plataforma é voltada para a excelência na gestão da qualidade e melhoria contínua dos processos de nossos clientes, focando em ganhos imediatos de redução de custos e desperdícios. A experiência da SIQ em gestão da qualidade permite ainda oferecer serviços de consultoria, desenvolvimento e implantação de projetos especiais, denominados como on demand, que visam atender às necessidades específicas das empresas tendo como foco a inovação e indústria 4.0.

Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo

Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SIQ Systems - website by: plyn!