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8D Como Metodologia para Evitar a Recorrência de Não Conformidades

16 novembro, 2017

A Metodologia 8D de resolução de problemas foi desenvolvida nos anos 80 pela Ford Motor Company e é amplamente utilizada por empresas de manufatura para identificar a causa-raiz de uma não conformidade e solucionar problemas da melhor forma possível, visando promover a melhoria contínua, evitar a recorrência de erros durante o processo produtivo e garantir a qualidade do produto.

Como o próprio nome já diz, a Metodologia 8D é composta por 8 disciplinas, sendo elas:

  • D1 – Definir o time

– Estabelecer um time de pessoas que possua conhecimento do processo e produto. Definir um líder para o time é de extrema importância, bem como pessoas que tenham conhecimento em resolução de problemas.

  • D2 – Definir e descrever o problema

– Necessário definir o problema e descrever sua origem. É de extrema importância que estas informações estejam bem explícitas, pois o sucesso da resolução do problema depende dessas informações.

No SIQ, é possível colocar a foto da peça defeituosa e peça conforme.

  • D3 – Desenvolver um plano provisório de contenção

– Enquanto a investigação da causa-raiz que gerou a não conformidade está em andamento e uma ação corretiva não é aplicada, é necessário elaborar um plano provisório de contenção para prevenir que o problema chegue até o cliente.

  • D4 – Identificar a causa-raiz e o motivo dela não ter sido identificada anteriormente

– Identificar todas as possíveis causas que poderiam explicar o motivo do problema ter ocorrido. Também é muito valioso identificar a razão do problema não ter sido notado no momento em que o mesmo ocorreu. Ferramentas de apoio para essa etapa: 5 Porquês, Diagrama de Ishikawa (espinha de peixe), dentre outras.

  • D5 – Escolher ações corretivas e analisar sua eficácia

– Assim que a ação corretiva (ou ações corretivas) for implementada, é necessário verificar se a causa-raiz do problema foi eliminada, e se a mesma não provoca nenhum tipo de efeito colateral indesejado. Do contrário, será necessário pensar em novas soluções.

  • D6 – Validação das ações corretivas

– Nesta etapa, a ação de contenção é removida e a ação corretiva será definida e implementada permanentemente. Para que a causa-raiz seja de fato eliminada, é necessário validar a ação corretiva aplicada e monitorar os resultados a longo prazo.

  • D7 – Prevenir a recorrência

– Para que este problema e problemas similares não voltem a ocorrer, é necessário aplicar melhorias eficazes através da modificação de políticas, práticas, procedimentos, especificações e todos os processos que contribuíram para que a falha ocorresse.

  • D8 – Parabenizar a equipe

– Essencial reconhecer e celebrar os esforços coletivos da equipe. Para promover a melhoria contínua, é importante que a equipe envolvida compartilhe o conhecimento e aprendizagens adquiridos para toda a organização.

O sistema SIQ oferece esse método de resolução de problema através de uma interface simples e intuitiva, permitindo que as pessoas envolvidas na resolução do passo a passo da 8D compartilhem entre si informações de relevância de maneira rápida, auxiliando a equipe para tomada de decisões mais precisas. Para cada etapa, é possível configurar regras de envio de e-mail para os responsáveis pelas próximas etapas, assim os mesmos saberão em tempo real quando tiverem que atuar em alguma das etapas.

Outro grande diferencial proporcionado pelo SIQ é a possibilidade de escalonar o envio de e-mail. Dessa forma, quando o usuário está com alguma atividade pendente, ele será cobrado automaticamente pelo sistema através de um e-mail de notificação. Caso o funcionário não responda a etapa da 8D que lhe diz respeito no prazo estipulado, essa informação irá subir para um nível hierárquico superior para que uma ação seja tomada.

A ferramenta 8D do SIQ lida com não conformidades complexas e com inúmeras causas raízes, permitindo que o usuário aplique mais de uma ação corretiva se necessário. O fornecedor, caso tenha ligação com o problema, poderá participar das etapas da 8D sem que a segurança e confidencialidade das informações da empresa sejam comprometidas. Outros ganhos proporcionados por essa ferramenta é a capacidade de busca avançada, saída de relatórios gerenciais e flexibilidade para personalizações específicas, conforme necessidades de nossos clientes.

Assista ao vídeo e conheça algumas funcionalidades da Metodologia 8D no sistema SIQ:

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 O sistema SIQ conta com diversas ferramentas para resolução de problemas, como 5 Porquês, Diagrama de Ishikawa, Brainstorming, dentre outras. Caso queira conhecer mais as nossas soluções, entre em contato conosco.

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