BLOG

NOTÍCIAS

Os custos da qualidade e os custos da não qualidade

6 dezembro, 2021

Muito se fala sobre os custos da qualidade, afinal de contas, se trata de um requisito fundamental cada vez mais demandado pelos clientes e pelo mercado. Manter o negócio estável e competitivo depende de investimentos e processos de melhoria contínua.

O processo de manutenção da qualidade de um sistema produtivo se inicia com a avaliação de diferentes dimensões que a constituem e interagem de maneira complementar para garantir o diferencial competitivo. Dentre tais dimensões podemos destacar: desempenho, atributos do produto ou serviço, concordância com especificações, confiabilidade, durabilidade, imagem e atendimento ao cliente.

Identificados os parâmetros que devem ser seguidos para manter cada dimensão dentro dos requisitos definidos, há que se investir em processos de prevenção, de garantia, de conformidade e de informação com transparência.

Perceba que as etapas são adotadas a características mapeadas, procedimentos bem detalhados e variáveis reconhecidas, uma qualidade bem planejada pode ser desenvolvida e orientada para maiores resultados com menores investimentos e prazos de retorno mais interessantes.

No entanto, essa análise de custo x benefício ou de custo x eficiência, que pode ser feita quando há margem para escolher as melhores tecnologias ou processos mais adequados a cada situação, apenas é possível se houver planejamento.

O não planejamento leva à perda da qualidade e à necessidade de investimentos em um terreno mais instável, não totalmente mapeado. O caminho que se inicia na não qualidade é muito mais tortuoso e gera muitos custos inesperados. Abaixo alguns exemplos:

  • Desperdícios (superprodução e superfaturamento);
  • Falhas e defeitos;
  • Necessidade de retrabalho;
  • Perda de tempo e prazos;
  • Gastos de materiais, recursos e energia;
  • Multas por entregas fora de especificações;
  • Reivindicações de garantias;
  • Custos com recall.

Obviamente, há muito mais envolvido, mas note que os exemplos citados já evidenciam graves impactos aos sistemas internos da empresa e toda a sua estrutura levando à possibilidade de custos expressivos.

Investir em qualidade e em modelos que possam amparar as tomadas de decisão em busca de evitar a não qualidade ou problemas associados, e de buscar padrões de qualidade mais indicados a cada caso, leva a melhores resultados.

Gerir atualmente é ter foco no cliente e direcionar o negócio rumo à eficiência e padrões cada vez mais elevados de  qualidade, nesse sentido, reduzir os custos da falta de qualidade é crucial.

A SIQ é especialista em tecnologia da informação consolidada no mercado desde 1996. Nossa robusta plataforma é voltada para a excelência na gestão da qualidade e melhoria contínua dos processos de nossos clientes, focando em ganhos imediatos de redução de custos e desperdícios.

Nossa experiência em gestão da qualidade permite ainda oferecer serviços de consultoria, desenvolvimento e implantação de projetos especiais, denominados como on demand, que visam atender às necessidades específicas das empresas tendo como foco a inovação e indústria 4.0.

Para saber mais e obter uma cotação, entre em contato conosco:
Formulário

WhatsApp

Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo

Fale conosco pelo WhatsApp

Copyright © 2019 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SIQ Systems - website by: plyn!