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Plataforma SIQ oferece as melhores soluções para gestão da qualidade de fornecedores

24 fevereiro, 2021

Uma empresa para se manter estável e competitiva precisa, além de uma gestão qualificada dos processos internos, cuidar da gestão de fornecedores, com foco no fortalecimento das relações comerciais e na garantia de produtos e atendimento com qualidade e baixos custos. Essa é a fórmula que proporciona condições adequadas para o desenvolvimento das melhores estratégias que visam atendimento contínuo da demanda, controle de riscos, aumento de receita e estabilidade frente aos desafios.

Neste sentido, a plataforma para gestão da qualidade de fornecedores da SIQ Systems proporciona integração entre a empresa e sua rede de fornecedores, de maneira ágil, segura e efetiva, cobrindo todas as etapas dos processos.

Módulos da plataforma SIQ para gestão da qualidade de fornecedores

Nosso sistema de gestão de fornecedores cobre grandes processos e possui módulos sinérgicos entre si, mas que também funcionam separadamente, o que permite ao cliente a aquisição apenas dos módulos que atendam aos pontos críticos específicos da sua empresa com escalabilidade e capacidade de integrações futuras.

    • Processo de aprovação de amostras iniciais. Nosso sistema de gestão de fornecedores gerencia a aprovação de amostras iniciais ou modificadas, junto a cadeia de fornecedores, desde a emissão do pedido (integrado ao documento de engenharia) até o recebimento do PPAP. Permite ainda o controle de cronograma, responsáveis, prazos, ações, acordos, resultados e status de cada projeto.
    • Avaliação e auditoria. A plataforma de gestão da qualidade de fornecedores aplica e gerencia auditorias realizadas nos fornecedores. Garante também o controle dos resultados e das próximas auditorias. Faz ainda o follow-up das ações.
    • Compliance (Gestão de documentos legais, contratos e certificações). O sistema de gestão da qualidade de fornecedores propicia o controle e manutenção dos documentos de fornecedores de produtos e serviços como certificações, licenças, contratos e outros documentos conforme política de qualidade da companhia.
    • Inspeção na origem. A plataforma de gestão da qualidade de fornecedores controla os produtos dos fornecedores na origem, ou seja, antes de saírem do local onde foram fabricados, e muitas vezes com o controle durante o processo produtivo. Também gerencia embarques controlados (CS1 e CS2). Todo o envio de mercadorias será controlado, incorporando os aspectos da qualidade no aviso de embarque e na nota fiscal. O sistema provê informações para os fornecedores referentes a PPAPs, documentos, skip-lot, amostragem, meios de controle, entre outros. Disponibiliza ainda informações relacionadas à qualidade do produto por meio de gráficos e alertas.
    • Inspeção de Recebimento. A plataforma de gestão de fornecedores realiza a gestão, integrado ao sistema de gestão corporativa, da qualidade dos itens recebidos (por característica, sazonalidade, potencialidade, outros) por meio de tabelas de amostragem padrão e customizáveis, regras de skip lot parametrizáveis (por característica, níveis de confiabilidade, etc), planos de controle (por processo, família, material, outros), gerando automaticamente os indicadores de desempenho, as notificações de não-conformidade e ações para os fornecedores. Com inteligência embutida e versatilidade não encontradas em nenhum ERP de mercado, este módulo é hoje um grande diferencial nos esforços de redução de custos de nossos clientes.
    • Skip Lot. O sistema faz a inspeção de lotes fracionados dos produtos de fornecedores que apresentarem um histórico exemplar e estável de qualidade, de acordo com critérios de importância definidos pelo usuário, tais como: características, níveis de confiabilidade, etc.
    • Ressarcimento e nota de débito. A plataforma é capaz de explicitar os custos internos gerados por problemas de má qualidade dos fornecedores, permitindo assim o envio da solicitação de ressarcimento de valores.
    • Gestão de não-conformidade. O sistema permite a gestão do processo de solução dos problemas detectados na inspeção, por meio de métodos como 8D, 5PB’s, entre outros, onde o próprio fornecedor responde as fases do método, reduzindo drasticamente a carga da área de qualidade da empresa no controle, transferindo-a para o fornecedor.
    • Gestão de embalagem. A plataforma faz o controle de Embalagens desde o desenvolvimento de produto (durante o APQP/PPAP) e durante toda sua vida útil. Definição da confecção da embalagem, quantidades, padronização, e fluxo com os fornecedores. Garante ainda a gestão de faltas, condições e excessos.
    • Gestão de ferramental em poder de terceiros. O sistema consegue reduzir problemas de qualidade relacionados às falhas de ferramental da empresa em poder dos fornecedores. É capaz de controlar tais ferramentais, principalmente os valores destes ativos, sua localização, vida útil e condições técnicas, o que permite um melhor planejamento de budget para próximos períodos (pesquisa), levando-se em consideração a demanda do item e tempo de construção da ferramenta.
    • Indicadores de Desempenho de Fornecedores. A plataforma consegue prover indicadores da qualidade de forma ágil e segura, tais como PPM, média, desvio padrão, dispersão, tendência de falha, IDF, notas de auditorias, gráficos de Pareto, relatórios gerenciais, entre outros.

Benefícios da plataforma SIQ para gestão da qualidade de fornecedores

    • O nosso sistema de gestão de fornecedores é capaz de garantir total integração da cadeia de fornecedores ao negócio de sua empresa, com transparência, agilidade e perfeito controle de todas as informações e materiais, por meio da internet, de maneira ágil, simples e efetiva;
    • A plataforma também propicia a gestão da qualidade no recebimento, ou na origem, por meio de tabelas de amostragem padrão e customizáveis, regras de skip lot parametrizáveis e planos de controle, gerando automaticamente indicadores de desempenho, notificações de não-conformidade e ações para os fornecedores;
    • O sistema garante a gestão do processo de solução dos problemas detectados na inspeção, por meio de métodos como 8D, 5PB’s, entre outros, onde o próprio fornecedor responde as fases do método, reduzindo drasticamente a carga da área de qualidade da empresa no controle, transferindo-a para o fornecedor;
    • A plataforma é totalmente integrável ao sistema de gestão corporativo (ERP) para garantir a qualificação de fornecedores;
    • O sistema permite ainda o perfeito controle dos diversos tipos de documentos de fornecedores de produtos e serviços, com gestão eficaz sobre a criação, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento e a recuperação de informações existentes nos documentos;
    • A plataforma realiza a criação de modelos de formulários e execução das avaliações/auditorias, tanto interna como externamente, gerindo seus resultados e alertando sobre não conformidades encontradas e próximas avaliações/auditorias;
    • Propicia ainda o gerenciamento do desenvolvimento dos produtos e projetos novos ou modificados junto a cadeia de fornecedores (APQP/PPAP), propiciando visibilidade e proatividade;
    • O sistema garante ainda a redução dos problemas de qualidade relacionados às falhas de ferramental da empresa em poder dos fornecedores, controlando sua localização, vida útil e condições técnicas, o que permite um melhor planejamento de budget de ferramentas para períodos futuros.

Recursos da plataforma SIQ para gestão da qualidade de fornecedores

Para garantir a qualificação de fornecedores, o nosso sistema traz soluções desenvolvidas para permitir a melhor gestão da qualidade de fornecedores possível. São elas:

Portal de Notícias.

    • Notificações: garante o gerenciamento de divulgação de pendências, vencimentos e solicitações.
    • Novidades: realiza a gestão de divulgação de notícias de interesse da empresa.
    • Procedimentos: apresenta o gerenciamento de procedimentos de qualidade e/ou outros procedimentos com impacto nos fornecedores.

Indicadores. Esta é uma ferramenta essencial para gestão por exceção, o que proporciona menor gasto de tempo em análises e maior assertividade nas ações do dia a dia. Oferece dashboard, PPM, média, desvio padrão, dispersão, tendência de falha, IDF, notas de auditorias, gráficos de Pareto, tendências e relatórios gerenciais.

Opções de integração da plataforma SIQ para gestão de fornecedores

Integrar a plataforma SIQ com o ERP da sua empresa garante não apenas a conectividade contínua de dados, mas também reduz o risco de erros, melhora a visibilidade das informações em tempo real e aumenta a eficiência dos processos. Além disso, permite uma coleta de dados valiosa, proporcionando maior competitividade para os seus processos. O resultado final é uma maior qualificação de fornecedores.

A plataforma também pode ser integrado com os principais ERP’s e softwares satélites, como MES (manufacturing execution systems), SCM (supply chain management), PLM (product lifecycle management) ou WMS (warehouse management system).

 

Opções de contratação e utilização da plataforma SIQ para gestão de fornecedores

Aquisição por Módulos

A Plataforma SIQ cobre grandes processos e possui módulos sinérgicos entre si, mas que funcionam perfeitamente separados, permitindo ao cliente a aquisição apenas dos módulos que atendam aos pontos críticos específicos da sua empresa com grande escalabilidade e capacidade de integrações futuras.

Modalidades de Uso

On Premise: Instalação no local. O cliente é responsável pela aquisição, instalação e manutenção da infraestrutura de hardware e software.

On Cloud (Amazon): Sistema disponibilizado na nuvem Amazon, ficando a cargo da SIQ a atualização dos softwares, segurança das informações e demais serviços relacionados.

Acumulamos cases de sucesso em empresas de setores variados, tais como automotivo e autopeças, manufatura, consultoria e serviços, ciências da vida, linha branca e eletroeletrônicos, e química e petroquímica.

Sobre a SIQ Systems. Somos especialistas em tecnologia da informação consolidada no mercado desde 1996. Nossa robusta plataforma é voltada para a excelência na gestão da qualidade e melhoria contínua dos processos de nossos clientes, focando em ganhos imediatos de redução de custos e desperdícios. A experiência da SIQ em gestão da qualidade permite ainda oferecer serviços de consultoria, desenvolvimento e implantação de projetos especiais, denominados como on demand, que visam atender às necessidades específicas das empresas tendo como foco a inovação e indústria 4.0.

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