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Práticas recomendadas para inspeção de qualidade

24 março, 2021

Nesse artigo, você verá recomendações sobre as melhores práticas e procedimentos a serem considerados em uma inspeção de qualidade. Confira!

A inspeção de qualidade é um processo muito importante na produção e no trabalho. Essa etapa garante que o produto que vai chegar ao consumidor seja o melhor possível, diante de parâmetros definidos.
Práticas importantes são necessárias e devem ser seguidas para realizar uma inspeção de forma eficaz e conduzir uma boa análise. Isso ajudará a melhorar os processos da empresa.

O que é uma inspeção de qualidade?

Inspeção de qualidade é um conceito usado para descrever as atividades de inspeção, verificação, medição e teste de produtos de acordo com especificações que irão determinar se elas atendem aos requisitos. O termo inspeção de qualidade refere-se à verificação do produto, ao contrário de uma auditoria de qualidade, por exemplo, que analisa tanto o processo, quanto os sistemas que envolvem a fabricação. Os agentes de inspeção de qualidade, também conhecidos como operadores de inspeção ou simplesmente inspetores, geralmente usam listas pré-estabelecidas com base nas especificações do produto. Por sua vez, os produtos podem ser inspecionados em diferentes momentos da linha de produção, como na fase inicial, durante ou após a produção. Para isso plataforma SIQ apresenta quatro módulos de inspeção: Inspeção na Origem, Inspeção de Recebimento, Inspeção de Manufatura (Processo e Produto) e Inspeção Final. Esses módulos fornecem um gerenciamento completo de todos os pontos de checagem da empresa, desde a planta do fornecedor até a entrega do produto final.

Inspeção de origem (no fornecedor)

A Inspeção de Origem objetiva a inspeção do produto que está em início de fabricação, ou seja, na planta do fornecedor. Este procedimento visa garantir que as mercadorias saiam dos fornecedores e alcance clientes com qualidade de acordo com as especificações e requisitos do cliente e produto certificado. Suas principais vantagens são promover mais comprometimento de qualidade e processo do fornecedor e construir uma melhoria contínua, estendendo-se a toda cadeia de abastecimento.

Inspeção de Recebimento

A Inspeção de Recebimento é o principal procedimento para evitar problemas de produção, tais como: utilizar produtos defeituosos que venham causar retrabalhos, refugos e atrasos. Nesse procedimento serão verificadas as especificações técnicas e contratuais, bem como classificar e captar dados dos fornecedores.

Inspeção de Manufatura

  • Inspeção de Processos:

    Inspeção de Processos é aplicada para verificação e validação dos produtos dentro das normas técnicas para que se determine a conformidade dos maquinários e equipamentos a serem utilizados bem como os sistemas operacionais padronizados. Isso garante o bom resultado durante toda a cadeia de produção.

  • Inspeção de Produtos:

    Inspeções constantes para cada etapa do processo de fabricação são de suma importância, pois elas garantem a qualidade do produto final. Esse processo tem como objetivo mensurar a produtividade e suas características físicas, sensoriais e de orientação sensorial. Para que esse processo possa ser posto em prática se faz necessária a definição de um plano de controle sobre os pontos cruciais da produção. As principais vantagens são: garantia de que o produto final esteja de acordo com as especificações determinadas assegurando a qualidade, evitando custos de retrabalho, reduzindo os atrasos nas etapas de produção e proporcionando facilidade na aplicação de linhas corretivas e preventivas de processo.

Inspeção final

A inspeção final garante que os produtos acabados estejam em perfeitas condições de acordo com as rígidas especificações conforme determinam os padrões de qualidade e segurança. Essa inspeção é indispensável e a mais utilizada pelas empresas por se tratar da última etapa da fase de produção do produto até a entrega ao cliente final. A não utilização ou desatenção nesse processo de inspeção tende a acarretar sérios problemas de qualidade do produto final no cliente, gerando sérios problemas de confiabilidade da empresa.

Realize um planejamento prévio

O planejamento é a base de qualquer processo, e isso também é válido para as inspeções de qualidade. Nesse momento, será possível definir em quais fases do processo fabril serão feitas as inspeções nos produtos, quem vai dirigir a operação, que tipo de inspeção será realizada e quais colaboradores estarão envolvidos. Se não houver essa preocupação, a tendência é de que as inspeções não sejam realizadas de forma organizada, o que pode dificultar a execução dos procedimentos básicos de atuação estratégica da empresa. Fazer a inspeção de qualquer maneira não garante a qualidade e lucratividade!

Defina parâmetros de qualidade

Ao realizar a inspeção e a avaliação, é fundamental ter um parâmetro de qualidade, pois só assim é possível fazer o comparativo e tirar conclusões precisas sobre o estado atual dos produtos.
Para a empresa alcançar o sucesso comercial almejado os parâmetros de qualidade funcionam como uma espécie de ideia modelo, ou seja, qualquer produto que estiver abaixo disso está automaticamente reprovado durante a inspeção de qualidade.

Avalie etapas relevantes da produção

Determinadas etapas da produção tendem a gerar mais complexidade, ou seja, têm maior probabilidade de ficarem abaixo dos parâmetros de qualidade exigidos pela empresa. Portanto, essas etapas requerem atenção especial. Nesses locais de produção ou em outras atividades, o trabalho deve ser mais concentrado e especializado, o que colocará o produto em maior risco de não atingir os parâmetros de qualidade. Bons exemplos são as etapas de armazenamento, envio e recebimento de produtos.

Como lidar com as não conformidades encontradas nas Inspeções de Qualidade.

Quando uma falha é detectada durante as inspeções a plataforma SIQ, automaticamente, identifica e abre uma ocorrência de Não Conformidade para que seja identificada e determina a correção do problema encontrado. A parametrização desse módulo é feita de acordo com as conformidades determinadas pelo cliente, podendo ser 8D, 5 Porquês, Diagrama de Ishikawa, Brainstorming, PDCA, entre outras. A identificação da origem e da causa raiz dessas Não Conformidades possibilita a determinação da solução de todo e qualquer problema da melhor forma possível, proporcionando a melhoria contínua evitando falhas e retrabalhos durante o processo fabril, garantindo a qualidade do produto e evitando a reincidência do problema.

De forma estratégica use as informações

Se não houver um propósito claro para inspeção de qualidade, principalmente se não houver continuidade diante dos resultados obtidos, a inspeção será inútil. Todas as observações e amostras colhidas devem ser analisadas para a tomada de ações estratégicas. Se algo não corresponder às expectativas, o motivo deve ser detectado e entendido com clareza. A inspeção precisa visar a garantia da qualidade e, caso isso não ocorra, deve ser analisada e resolvida. Não faz sentindo continuar com as inspeções se os resultados não são usados para melhorar ou verificar o método correto.

Indicadores de Desempenho

Outra vantagem da plataforma SIQ são os Indicadores de Desempenho, tais como PPM, Percentual de Refugo, CP e CPK. Eles permitem a monitoração e a evolução dos resultados da empresa e seus fornecedores, trazendo transparência e entendimento para as tomadas de decisão e definição de estratégias de melhoria.

Novas Tecnologias aplicadas as Inspeções de Qualidade

Atualmente as empresas estão se adequando a novos processos fabris devido a evolução (ou revolução) tecnológica, essas mudanças se devem as novas tecnologias que aparecem no mercado provocando desafios as empresas no âmbito mundial.

Inspeções Automatizadas através de Sistemas de Visão Mecânica

Os sistemas de visão mecânica são compostos por câmeras de captura, sensores, leitores, iluminação, softwares e hardwares, que aplicados a um projeto de engenharia de automação, detectam falhas e anormalidades nos produtos e componentes durante o processo fabril e podem ser aplicados inclusive nas inspeções de áreas de Qualidade e Logística. Esses sistemas proporcionam a execução de atividades complexas, frequentes de forma rápida e confiável na obtenção de dados garantindo a total inspeção dos produtos.

Inspeções através de Realidade Aumentada

Tendo a startup Virtual Eye como parceira, a SIQ Systems trabalha incessantemente no desenvolvimento e pesquisas de soluções aplicadas a tecnologia de Realidade Aumentada voltada para a gestão de qualidade e transformação de processos tecnológicos nas empresas.

Envolva os funcionários nas inspeções

O controle de qualidade é uma etapa fundamental para que as empresas se mantenham competitivas em um mercado tão exigente. Para realizar uma inspeção eficaz os funcionários envolvidos no processo devem compreender verdadeiramente a sua importância.

A empresa deve trabalhar incansavelmente para mostrar aos colaboradores o quão é importante a inspeção de qualidade. Deixe-os participar da causa e participar dos resultados. Assim a empresa sempre conseguirá se manter dentro dos parâmetros. A inspeção de qualidade é um passo indispensável e decisivo para o sucesso de longo prazo das empresas. Compreender essas boas práticas é essencial para fornecer aos consumidores os melhores produtos.

Gostou desse post e de saber mais sobre esse assunto? Então entre em contato conosco e receba mais informações, a SIQ Systems pode ajudar você a melhorar seus projetos!

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